Governo de Rondônia
25/04/2024

EDUCAÇÃO

Cartilha incentiva alunos a participar da gestão democrática escolar

12 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Através dos grêmios estudantis, os alunos têm participação das decisões da gestão escolar

Através dos grêmios estudantis, os alunos têm participação das decisões da gestão escolar

Para reforçar a participação dos alunos no processo da gestão escolar a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou com o apoio da Coordenação da Gestão Democrática a cartilha ‘Grêmio Estudantil. A medida visa incentivar alunos a formar grêmios estudantis com objetivo de participar democraticamente da gestão das escolas.

A gestão democrática se tornou realidade nas escolas da rede pública estadual com implantação dos Conselhos Escolares, eleição de diretores e vice-diretores e aprovação da Lei 3.018.  Para isso é necessária a participação de todos no planejamento, decisões, acompanhamento de ações e avaliações de resultados. “Os estudantes têm grande importância no processo democrático da gestão escolar”, disse a secretária de Educação, Fátima Gavioli.

A cartilha traz orientações sobre a gestão democrática e a inserção dos alunos no processo, o grêmio estudantil e as leis que o ampara. Orienta, também, como formar uma equipe para representar os alunos e tira dúvidas quanto à participação dos estudantes. Para os responsáveis da Coordenação da Gestão Democrática, os grêmios são formas de desenvolvimento pessoal e coletivo baseado no comprometimento, cooperação, comprometimento e criticidade.

O guia está disponível na seção Publicações no site da Seduc. Para acessá-lo, clique aqui.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Seduc
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo