Artesanato

Casa de Cultura recebe a exposição “Fogo de Palha”

08 de janeiro de 2011 | Governo do Estado de Rondônia

A artesã Rhaiely Nascimento de 16 anos, fez da palha de babaçu uma forma de transformar artigos da natureza em decoração e artesanato regional

O interesse de Rhaiely pela arte vem desde a infância, ela explica que sempre gostou de se envolver em atividades que reuniam arte e meio ambiente. Há dois anos mudou-se para Cujubim onde o avô José Nascimento, que é presidente da comunidade, trabalha com artesanato.

“Assim que cheguei, vi meu avô produzindo um “paneiro”, uma espécie de cesto feito com a palha de babaçu, para as galinhas chocarem os ovos e logo pensei que muito mais coisas podiam ser produzidas com esse material” afirmou a jovem artista. A partir daí se dedicou, foi aperfeiçoando a técnica e produzindo além de palhas decorativas, cortinas, porta guardanapos, bijuteria, jogos americanos entre outros.

Preocupada com o meio ambiente, ela explica que é preciso saber como retirar a palha da natureza para não deixar a planta morrer. Depois de confeccionar a peça é preciso deixá-la de molho para que a “gosma” existente na planta seja retirada, o que vai garantir a durabilidade da peça. “Se tudo for acomodado direitinho, sem pegar sol nem chuva, pode durar até 10 anos” confirma Rhaiely.

Sem muitos contatos na capital a adolescente resolveu pesquisar na internet mais informações sobre órgãos culturais e encontrou o telefone da Casa da Cultura Ivam Marrocos em Porto Velho, logo ligou para o diretor da Casa, Geraldo Cruz, e solicitou o espaço que imediatamente foi cedido para atender o sonho dessa jovem artista.

Geraldo conta que achou muito interessante a atitude da jovem de ir atrás do seu sonho “É bom ver uma artista tão jovem amadurecendo como pessoa e como artesã” concluiu.  Rhaiely fala com gratidão do espaço cedido. “Fiquei muito emocionada com a oportunidade de expor meu trabalho, sempre sonhei com isso e a Casa de Cultura me abriu as portas. Fico muito grata pelo incentivo” conclui a artesã que sonha com o dia em que vai decorar um evento regional e fazer um book profissional do seu material.

A exposição “Fogo de Palha” iniciou dia 31 de janeiro e vai até 06 de fevereiro (domingo) na Casa da Cultura Ivam Marrocos, das 08h às 20h00 com entrada gratuita.

Texto: Emilli Sousa