AÇÃO SOCIAL

Casa do Ancião de Porto Velho recebe doações de servidores do DER

13 de dezembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Presentes foram entregues pelos servidores

As notícias falsas, também conhecidas popularmente como “Fake News”, em sua maioria causam mal à sociedade, muitas vezes ocasionando traumas e até mortes. No entanto, uma fake news sobre pedidos de presentes para idosos da Casa São Vicente de Paulo acabou atraindo doações para a instituição.

Servidores da Coordenadoria de Infraestrutura (Cinfra), do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), realizaram arrecadações setor de trabalho, para a compra de material de higiene pessoal e produtos de limpeza. Os produtos foram entregues na manhã desta quarta-feira, à diretora da Casa, Sandra Savegnago.

O que chamou a atenção dos servidores da Cinfra/DER foi uma notícia falsa circulando via grupos de whatsapp, com fotos de idosos pedindo presentes neste final de ano. Ocorre que, esta campanha ocorreu, mas no Casa do Ancião no estado de Mato Grosso. As imagens de idosos daquele estado começaram a circular por Rondônia como se os pedidos fossem para os idosos da Casa do Ancião de Porto Velho.

O coordenador da Cinfra, engenheiro Josafá Marreiros, disse que os servidores receberam fotos da fake news e os grupo de servidores sensibilizou-se. Então realizaram contato com a Casa do Ancião de Porto Velho e descobriram tratar-se de notícia falsa, mas iniciaram as arrecadações para fazer as doações. O arquiteto Lorenzo Villar frisa que os servidores da Cinfra tiveram satisfação em ajudar. “A notícia era falsa sobre os pedidos. Mas sabemos que eles precisam do nosso apoio”, afirmou.

A diretora Sandra Savegnago conta que tomou conhecimento há cerca de 30 dias, das fotos de idosos de Mato Grosso circulando como se fossem de Rondônia. Disse que a instituição começou a receber uma enxurrada de ligações e solicitações de ajuda. Savegnago brinca com a situação dizendo que foi uma “Fake News do Bem”. “De todas as ligações, propostas e visitas, quase 50% se transformaram em doações”, ressalta a diretora ao agradecer as boas ações.

Interessados em contribuir podem entrar em contato para agendamento pelo fone 3216-5100.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Valdecy Santos

Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade