Governo de Rondônia
29/03/2024

Diretória

Casa dos Conselhos faz balanço das ações realizadas em 2014

10 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião da mesa diretora da Casa dos Conselhos

Reunião da mesa diretora da Casa dos Conselhos

Na manhã desta quarta-feira (10) os membros da mesa diretora da Casa dos Conselhos, vinculada a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), reuniram com o secretário titular da pasta, Márcio Felix e assessores especiais, para realizar um balanço das ações planejadas e  realizadas durante o ano de 2014.

Durante  reunião, Márcio Felix, expôs os avanços obtidos durante o atual governo, no fortalecimento dos conselhos de direitos e na própria estrutura e funcionamento efetivo da Casa dos Conselhos. “Quando o governador Confúcio Moura assumiu a gestão em 2011, encontramos a Casa dos Conselhos praticamente abandonada, com a estrutura física comprometida o que dificultava muito a atuação efetiva dos conselhos de direitos. Nesses quase quatro anos, estruturamos uma nova Casa dos Conselhos, a Seas disponibilizou um quadro técnico de servidores e equipamentos,  além de carros para o Conselho de Assistência Social e Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente”, destacou.

O secretário declarou ainda que para ano de 2015 a Seas irá adquirir um veículo tipo camionete para disponibilizar à Casa dos Conselhos, visando fazer um melhor acompanhamento das demandas nos municípios.

Algumas das ações destacadas foram; a realização da capacitação para fortalecer os fundos municipais da criança e do adolescente que contou com a participação de  conselheiros tutelares, conselheiros de direitos e presidentes dos fundos municipais dos 52 municípios do estado; reunião preparatória para Conferência do Idoso com a participação de 40 municípios; formação continuada para os conselheiros de direitos e conselheiros tutelares e o Edital do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Conedca) que disponibiliza recursos oriundos do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funedca) para a execução de projetos voltados ao atendimento de crianças e adolescentes.

Claudia Rosa, diretora da Casa dos Conselhos

Claudia Rosa, diretora da Casa dos Conselhos

 A diretora da Casa dos Conselhos, Claudia Rosa, avaliou o ano como muito produtivo. ” Conseguimos ter nossas reivindicações atendidas, a equipe da Seas tem realizado com grande empenho as políticas sociais e hoje os conselhos de direitos tem atuação efetiva para formular, controlar e fiscalizar a execução das políticas públicas”, frisou.

A Casa dos Conselhos abriga atualmente cinco conselhos estaduais de direitos, sendo eles: Conselho do Idoso; da Assistência Social;  de Direitos da Criança e do Adolescente; de Direitos da Mulher e da Pessoa com Deficiência.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Inclusão Social


Compartilhe


Pular para o conteúdo