Governo de Rondônia
29/03/2024

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

Cedrs aprova logomarca e continuidade de assistência técnica sustentável

19 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Conselho do Sedrs em reunião extraordinária

Um dos mais importantes e representativos conselhos estaduais aprovou a inclusão de novo membro na sua composição, continuidade na assistência técnica a mais de 170 proprietários rurais, aprovação da logomarca da instituição e lista de agraciados para a medalha Mérito Rural Rondon.

As ações aconteceram nesta terça-feira (19), às 8h30, nas dependências da Secretaria de Agricultura (Seagri), em reunião extraordinária, com a presença do presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs), Evandro Padovani, e mais 16 conselheiros.

Após a aprovação da ata da reunião ordinária do dia 3 de agosto de 2017, foi analisado contrato para antecipação total da dívida de financiamento do Crédito Fundiário, da Casa Civil da Presidência da República e de responsabilidade, em Rondônia, da Unidade Técnica Estadual (UTE), da Seagri. O conselho decidiu que sete concessionários contratantes serão incluídos na dívida ativa da União, por meio de encaminhamento dos bancos financiadores.

Em seguida, foi aprovada a inclusão da Empresa de Assistência Técnica Rural Privada do Estado de Rondônia (Asterpron), como membro efetivo do conselho do Cedrs. A principal justificativa foi sua atuação continuada junto aos pequenos agricultores familiares, levando tecnologia e orientações para aquisição de créditos em instituições bancárias oficiais, como Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (Caixa).

A logomarca do Cedrs foi apresentada e aprovada pelos membros presentes e deverá constar em todos os documentos da instituição de agora em diante.

Foi também decidido pelos membros do conselho presentes, que a assistência técnica aos mais de 170 agricultores que estavam sendo acompanhados pela extinta chamada pública de Ater em Agroecologia, continuará por meio dos mesmos técnicos e extensionistas da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), o que garante a continuidade da disseminação de conhecimento e aplicação de novas técnicas agro sustentáveis.

Evandro Padovani comemorou a homologação dos dez nomes de empresas, entes governamentais, associações e pessoas físicas indicados para serem agraciados com a medalha do Mérito Rural Rondon, que acontece durante o 2º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), no dia 21 de setembro, em Cacoal.

Participaram da reunião extraordinária, além da Seagri, Emater, BB e Caixa, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Secretaria de Finanças (Sefin); Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog); Superintendência de desenvolvimento (Suder); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Centro de Estudos Rioterra (Rioterra); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac); Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro); Cooperativa de Trabalho Agroambiental de Rondônia (Cootraron); Associação de Municípios de Rondônia (Aron) e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marco Aurélio Anconi
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Capacitação, Distritos, Ecologia, Economia, Empresas, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Legislação, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Servidores, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo