EDUCAÇÃO

Ceeja de Pimenta Bueno ganha sede própria e Escola Marechal Cordeiro de Farias tem refeitório reformado

06 de julho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A partir de agora, o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) de Pimenta Bueno conta com um prédio próprio, totalmente reformado. A inauguração aconteceu na tarde de quinta-feira (06).

O Ceeja ocupa agora o prédio que antes era da Secretaria de Finanças, que após a mudança de local, repassou o prédio para a Seduc instalar o Centro de Educação. Mas os avanços não param por aí, durante a inauguração, a secretária de Educação, Angélica Ayres, se comprometeu em ampliar o espaço e construir novas salas.

“A educação de jovens e adultos é muito desafiadora e nada mais justo do que oferecermos melhores condições. Agora, o Ceeja tem um prédio próprio, que foi totalmente reformado. Foi solicitado um Proafi adicional para ampliar as salas e nós nos comprometemos em liberar este recurso até o dia 15 de agosto”, destacou Angélica Ayres. O Proafi é um Programa de Apoio Financeiro que tem sido liberado pela Seduc para melhorias e investimentos nas escolas da rede estadual de ensino.

O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Pimenta Bueno atende atualmente cerca de 520 alunos. As modalidades ofertadas são seriado de 1º ao 4º ano no sistema prisional e extensão na escola Nair Barros, novo modular de ensino fundamental e médio, exames de suplência do ensino fundamental e médio, circulação de estudos do ensino fundamental e médio, teste de localização de 1º ao 4º ano e exames de suplência de 1º ao 4º ano. O Ceeja atende ainda toda a certificação do Encceja e o Enem, a nível nacional.

Em sua fala, o diretor Ademir Sochi ressaltou o esforço de todos para garantir o sucesso do Ceeja de Pimenta Bueno. “Agradecemos por ter vocês compartilhando este momento conosco. Agradecemos a todos que se dedicaram a esta nova estrutura do Ceeja, por ter uma casa nova e que é nossa. E agradecemos, principalmente, a todos que se dedicam diariamente para o sucesso do Ceeja, desde as zeladoras até os professores”, concluiu.

Escola do Novo Tempo

Refeitório novo é totalmente climatizado

Na sequencia, as autoridades, alunos e pessoas da comunidade se dirigiram à Escola Estadual de Ensino Médio Integral Marechal Cordeiro de Farias. A “Escola do Novo Tempo” conta agora com um refeitório totalmente estruturado e climatizado para atender os alunos, que permanecem por cerca de nove horas na escola.

As escolas em tempo integral oferecem aos alunos 21 disciplinas, sendo 15 da base nacional e outras seis em disciplinas diversas, que focam, principalmente, no desenvolvimento do talento e cidadania dos alunos. A escola em tempo integral trata-se de um novo conceito, com foco no protagonismo juvenil e na formação integral do estudante, visando formar um cidadão autônomo, solidário e competente.

“A escola tem cumprido a sua missão. É uma escola do Novo Tempo que vem se destacando. Muito mais do que vir aqui inaugurar um refeitório, estamos vindo aqui para agradecer o apoio e a dedicação de todos vocês da escola Cordeiro de Farias. Queremos parabenizar os alunos que fazem desta escola um referencial para a educação do estado de Rondônia”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, Angélica Ayres.

Atualmente, a Escola Estadual de Ensino Médio Integral Marechal Cordeiro de Farias tende 289 estudantes e conta com 63 funcionários, entre professores, técnicos e gestores.

“Hoje tivemos em Pimenta Bueno duas grandes inaugurações, duas grandes conquistas para a educação. A primeira foi o Ceeja, que saiu de um espaço alugado, para um prédio próprio. E a segunda é a escola Cordeiro de Farias que agora oferece um espaço diferenciado para os seus alunos. Temos nesta escola um dos refeitórios mais bem estruturados de todo o estado, um motivo de orgulho”, enfatizou a coordenadora regional de Educação de Pimenta Bueno, Solange de Araújo Castilho.

Por sua vez, a diretora da escola Cordeiro de Farias, Janaina das Graças, fez questão de enfatizar a união de todos, em prol dos alunos. “O esforço que fazemos enquanto profissionais da educação é em prol de todos os alunos que temos aqui. A educação se faz com união, união de todos, classe política, gestores, professores, técnicos e alunos”, disse.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin