RAPIDEZ

Celeridade na distribuição de vacinas contra Covid-19 às prefeituras reforça a imunização da população de Rondônia

06 de abril de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Celeridade na distribuição das vacinas contra Covid-19, favorece a imunização dos grupos prioritários com rapidez

A logística implantada pelo Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), na distribuição de imunizantes contra a Covid-19 tem agradado representantes dos municípios pertencentes à 1ª Gerência Regional de Saúde (GRS), de Ji-Paraná.

A última remessa de vacina disponibilizada pelo Poder Executivo totaliza 12.030 doses e deverá ser ministrada, também, à dois novos grupos prioritários: idosos com idade a partir de 65 anos e a força policial.

Representante de Jaru foi uma das primeiras a retirar a vacina na Gerência de Saúde

O imunizante, procedente de Porto Velho, foi descarregado em Ji-Paraná na tarde de domingo (4) e liberado para retirada nos municípios, na manhã de segunda-feira (5). A distribuição do imunizante iniciou na sede da 1ª GRS. A representante de Jaru, Ariane Lopes, foi uma das primeiras a realizar a retirada das dosagens destinadas ao município de sua responsabilidade.

“Ainda no domingo, fomos informados da disponibilidade da vacina e, então, nos organizamos para buscar o imunizante e dar sequência ao Plano Municipal de Imunização. O Governo está bem ágil na distribuição da vacina, esta celeridade nos favorece a proteger a população mais rapidamente”, disse Ariane Lopes, que é vacinadora e já tomou as duas doses da vacina contra o coronavírus.

A gerente regional de saúde de Ji-Paraná, Miriam Moreira, destaca os cuidados tomados tanto no recebimento quanto na distribuição das vacinas aos municípios. “Os secretários de saúde da região são comunicados e já iniciam o processo de retirada assim que a vacina chega a Ji-Paraná. Elas são transportadas e armazenadas em ambientes refrigerados para garantir a conservação”, pontua Miriam Moreira.

A vacinadora Silvani Souza Costa, de Governador Jorge Teixeira, declarou que a eficiência e controle do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), são muito grande e importante na aquisição e distribuição das vacinas no interior. “Com certeza há pessoas comprometidas e de alto gabarito para gerenciar essa logística que não deve ser tarefa fácil. O compromisso do Governo Estadual em imunizar as pessoas é uma atitude louvável”, frisou Silvani Costa.

Desde que a vacina contra o coronavírus chegou a Rondônia, em janeiro deste ano, o Poder Executivo fez chegar aos 15 municípios da região Central 57.601 doses da vacina. Cada município é responsável pela aplicação da vacina aos grupos prioritários conforme orienta as autoridades sanitárias. “O governador, coronel Marcos Rocha é incansável em promover ações no enfrentamento à pandemia. A ampliação de leitos de UTI, funcionamento do hospital de campanha, aplicação de testes rápidos e distribuição de vacinas, são alguns exemplos de fatores fundamentais no combate ao coronavírus”, disse o secretário regional de Governo em Ji-Paraná, Everton Esteves.

Everton Esteves faz um apelo à população. “Além do esforço que o governo vem fazendo, boa parte da população ainda não se conscientizou da importância dos cuidados pessoais e do distanciamento social, que são dois mecanismos essenciais para a redução da proliferação do coronavírus”.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio e Esio Mendes

Governo, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Transporte