Governo de Rondônia
19/04/2024

REFORÇO

Cemetron instala túnel de descontaminação para profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra o coronavírus

30 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O túnel lança uma névoa capaz de eliminar até 92% do vírus impregnado em roupas e sapatos

Diante da pandemia que assola o mundo, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tem unido forças para montar estratégias e ações de enfrentamento ao novo coronavírus. Graças à tecnologia e pesquisas realizadas, alguns países, e agora Rondônia, possuem uma ferramenta potente: um túnel de descontaminação capaz de eliminar mais de 90% do vírus causador da Covid-19.

Segundo o secretário da Sesau, Fernando Máximo, o protótipo será usado, nesse primeiro momento, por profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus.

“Esse é mais um reforço para a saúde pública do estado. Esse túnel elimina até 92% do vírus presente nas roupas e sapatos dos profissionais de saúde que diariamente atuam nas unidades”, destacou o secretário.

O Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) é o primeiro do Estado a receber o protótipo que reforça o combate ao novo coronavírus. O protótipo foi desenvolvido por pesquisadores de Rondônia, uma parceria entre o governo do Estado, Sesau, Fundação de Amparo ao Desenvolvimento Das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), Associação de Pesquisadores da Região Norte (Apreno) e Universidade Federal de Rondônia (Unir).

COMO O TÚNEL FUNCIONA

Segundo o diretor da Fapero, Leandro Dill, o túnel possui uma tecnologia capaz de pulverizar, em segundos, um indivíduo por vez. O jato pulverizador é composto por uma solução composta de quaternário de Amônio, um desinfetante de alta eficácia que não agride as vias respiratórias. O protótipo é feito com material de lona, em uma estrutura de 2,5 metros de altura e possui ainda um sensor que lança a substância no momento que o indivíduo passa pelo túnel.

 

“Nós acionamos as instituições locais e a Unir nos ajudou no desenvolvimento desse protótipo. Essa doação é uma medida importante para combatermos juntos a pandemia no estado”, frisou.

 

PRÓXIMOS PROJETOS

Segundo o pesquisador Almeida Casseb, que ajudou no desenvolvimento do protótipo, a Unir, em parceria com a Apreno estão desenvolvendo outros projetos voltados ao combate do novo coronavírus, como a fabricação de respiradores, entre outros. “Nós estamos à disposição do Estado para ajudar com pesquisas e projetos. O túnel de descontaminação fizemos em menos de um mês, foi o nosso primeiro modelo e esperamos inovar nos próximos que virão”, ressaltou o pesquisador.

As ações do Governo de Rondônia, como o combate ao coronavírus, podem ser acompanhados através do Portal da Transparência.

 

Leia Mais:

Com equipamentos de ponta, Lacen amplia capacidade de análises e libera resultados em menos de 72 horas

Governo de Rondônia cria Call Center como aliado no combate ao coronavírus

Serviço de Saúde Domiciliar do Governo de Rondônia atende 198 pacientes em casa


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Saneamento, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo