Governo de Rondônia
18/04/2024

JUNTOS À DISTÂNCIA

Centro de Educação de Jovens e Adultos de Cacoal conquista Prêmio Gestão Escolar em Rondônia

11 de novembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Ações têm contribuído para diminuir a evasão escolar. Antes, no Ceeja, turmas que iniciavam com 40 alunos, chegavam ao final com apenas cinco estudantes. Neste ano, mais de 1.200 jovens e adultos foram atendidos em Cacoal


Em 2020, o Prêmio Gestão Escolar teve como objetivo reconhecer práticas exitosas de milhares de escolas que, no momento de afastamento social, buscaram soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Ao todo, 7.980 escolas públicas de todo o Brasil se inscreveram para participar do prêmio nacional, incluindo 285 escolas rondonienses. Destas, 216 são escolas públicas estaduais. Neste ano, o Governo de Rondônia resolveu ampliar um pouco mais a premiação incluindo na disputa, em âmbito estadual, os Centros de Educação de Jovens e Adultos, que não entram na disputa nacional.

O Ceeja Aída Fíbiger de Oliveira se destacou, conquistando o primeiro lugar na premiação promovida pelo Governo do Estado. A instituição, de Cacoal, assumiu como missão primordial promover entre profissionais e estudantes o autocuidado, a empatia e a cooperação. Diante dessa abordagem, a direção da escola decidiu executar um projeto para trazer boas novas, bom ânimo e promover a autoestima, a cooperação e o sentimento de pertencimento.

Ao longo do ano, a direção do Ceeja tem desenvolvido uma serie de ações para que profissionais e alunos se sintam acolhidos e valorizados

“Quando uma instituição presta um trabalho de excelência, os obstáculos que aparecem viram ferramentas preciosas nas mãos da equipe. Foi assim que o Ceeja de Cacoal fez com o momento pandêmico que ora enfrentamos. A pandemia favoreceu uma valorização maior do nosso produto principal: o ser humano”, destacou a diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos Aída Fíbiger, Lucilene Gonçalves.

Afinal, não há dúvidas de que no ambiente de trabalho é preciso que todos se sintam realizados, valorizados e estimulados a crescer, participando, interagindo e se mantendo sempre firmes no mesmo propósito. “Acreditamos que a chave do nosso sucesso hoje é devido à promoção do desenvolvimento e valorização das pessoas, como recurso institucional mais importante. Nós somos o Ceeja Aída Fíbiger de Oliveira de Cacoal. Destaque na gestão escolar, primeiro colocado no Estado de Rondônia, na educação de jovens e adultos. Isso nos orgulha, nos enche de alegria e nos motiva a continuar buscando evoluir sempre mais”, ressalta a vice diretora da instituição, Ilda Menezes Lumes.

Valorização

O foco na valorização dos profissionais e no acolhimento dos alunos tem feito toda a diferença no Ceeja de Cacoal. Quando assumiram a direção do Centro de Educação de Jovens e Aldultos em janeiro de 2019, Lucilene e Ilda encontraram cerca de 300 alunos matriculados na instituição. Ao longo do mesmo ano, as diretoras viram esse número saltar para 1.000 estudantes. Em 2020, quase 1.300 alunos já foram atendidos pelo Ceeja Aída Fíbiger,  que oferece Curso Modular, Semestral, Exames de Circulação de Estudos, Provões e também atendimento ao Sócio Educativo e Sistema Prisional.

“Antes a evasão escolar no Ceeja de Cacoal era muito alta e graças a um esforço conjunto conseguimos reverter este quadro. Turmas que iniciavam com 40 alunos, chegavam ao final com apenas cinco estudantes. Hoje quem entra no Ceeja, gosta do que encontra aqui, se sente acolhido, se sente parte de uma grande família. Despertamos a vontade de estudar, concluir os estudos e os estudantes percebem e reconhecem o nosso esforço em prol deles”, ressalta Débora Janaína, orientadora educacional da instituição.

O projeto inscrito pelo Ceeja de Cacoal no Prêmio Gestão Escolar 2020, “Educação de Jovens e Adultos, juntos à distância”, define muito bem todo este esforço. Por mais que a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus precisou afastar profissionais e alunos, o sentimento de acolhimento e pertencimento mantém todos juntos, unidos e em busca do melhor.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gilliane Perim
Fotos: Gilliane Perim
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo