Governo de Rondônia
19/04/2024

SAÚDE BUCAL

Centro de Especialidades Odontológicas já realizou mais de 7 mil procedimentos, em Porto Velho

12 de dezembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Elinete Lima é paciente da nefrologia e faz avaliação da saúde bucal no CEO

Com apenas dez meses de atuação, o Centro Especialidades Odontológicas, que funciona dentro da Policlínica Oswaldo Cruz (POC) – referência em atendimentos de alta complexidade em Porto Velho, já realizou 7.141 procedimentos que vão de um simples diagnóstico bucal seguido de uma orientação educativa a cirurgias e tratamentos mais complexos.

O CEO oferece a população os seguintes procedimentos: diagnóstico bucal para detectar o câncer de boca; raspagem; restauração; radiografia periapical; obturação; pulpotomia dentária; cimentação de prótese; remoção de dente retido; exondontia; gengivectomia; excisão e sutura de lesão na boca; gengivoplastia; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros e endodontia.

Dentre os serviços oferecidos, o mais procurado pela população é o tratamento de canal que atua na manutenção de um dente que teve a sua estrutura danificada por cáries ou por uma espécie de trauma. Também existem casos como o de Elinete Lima Ribeiro, paciente da Nefrologia, que está aguardando um transplante renal e a avaliação odontológica é um pré-requisito para a realização da cirurgia pois a doença bucal é prevalente em pacientes à espera de um transplante.

O CEO é acessível a toda a população e atende em torno de trinta pessoas por dia, porém prioriza gestantes, idosos, pessoas que possuem doenças crônicas ou limitações físicas, mentais e ou sensoriais. “As pessoas que possuem algum tipo de limitação física ou uma necessidade especial contam com o apoio do Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar (Samd) e com o translado feito pelas próprias UBS”, explica Cibele Chaves, vice- coordenadora.

O centro conta com três consultórios modernos, porém não se limita a atuar somente dentro da clínica. “Este ano já participamos de mutirões dentro dos presídios da capital e de algumas edições da POC Itinerante. Aos sábados o centro abre normalmente, atendendo pelo Programa Saúde do Trabalhador”, explica Cibele.

Leia também:

Atendimento e distribuição de meios auxiliares de locomoção tornam Centro de Reabilitação referência na rede pública em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo