Governo de Rondônia
24/04/2024

CENTRAL DE POLICIAMENTO

Centro Integrado de Operações destaca atendimento do 190 e contribuição à segurança pública em Rondônia

18 de janeiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Ciop é responsável pelos canais 192 e 193 de atendimento de emergência

 

Quase 252 mil ligações foram atendidas no Centro Integrado de Operações  (Ciop) em Rondônia. Responsável pelos atendimentos dos canais 190 e 193, videomonitoramento, e apoio nas ocorrências registradas por meio do sistema Siseg (Sistema Integrado de Segurança – plataforma Mobile), a atuação é primordial na execução do trabalho na segurança pública.

Em 2018, para ligações atendidas foram registradas 85.205, orientações ao público 38.768, trotes 127.474, totalizando então a média de 698 atendimentos por dia. O trabalho é realizado no Ciop durante 24 horas, em regime de escala de plantão, por Prestador Voluntário de Serviço Administrativo (PVSA) e por policiais militares. Nas ocorrências que exigem maior complexidade e detalhamento, um policial militar chefia a equipe dos prestadores voluntários, com respaldo para uma demanda de maior gravidade.

No atendimento do canal 190 foram registradas em 2018 ocorrências de roubo, ameaça, acidente de trânsito, uso de entorpecente, lesão corporal, furto em residência, policiamento, vias de fato, perturbação do sossego, embriaguez na direção, tentativa de furto, roubo de veículo, dentre outros.

PVSA

Com início em 2017, a Prestação Voluntária de Serviço Administrativo permitiu a contratação de 48 jovens que atuam no Ciop, no atendimento na central de emergência, com o videomonitoramento, no setor administrativo, na portaria e com a assessoria de tecnologia da informação. “Há uma perspectiva de nova contratação por meio de edital para mais PVSA, para atender não só a demanda do Ciop, mas das corporações da secretaria (Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec), Bombeiro, Polícia Civil e Polícia Militar, para dar continuidade ao excelente trabalho que esses jovens vem desenvolvendo nas instituições de segurança”, estima o diretor capitão PM Alexsander de Menezes Souza Couto.

INTEGRAÇÃO

Com a implantação da tecnologia embarcada durante o ano de 2018 em todas as instituições de segurança pública (Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Miliar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica), o Ciop atua na integração durante o processo de registros de ocorrências, na visualização em tempo real do mapa Sysciop, com a localização das guarnições, e envio de viaturas pela sistema Mobile para o local correto, bem como o despacho de ambulância ou perícia, “evitando os congestionamentos de utilização de rádio, assim como outras facilidades, acompanhar a própria ocorrência pelo despachador e complementar com dados, visualizar foto de quem está operando o Mobile na rua, facilita para o Ciop e para as guarnições atuantes nas ruas”, complementou o diretor.

Videomonitoramento contribui na resolução de investigações criminais

VIDEOMONITORAMENTO

Cerca de 34 câmeras estão instaladas e posicionadas em pontos estratégicos na capital Porto Velho e no interior mais de 200 câmeras contribuem com a segurança pública em 15 municípios. O videomonitoramento acontece durante 24 horas no Ciop, permitindo a elucidação de ocorrências a partir das filmagens. Flagrantes, como o uso de entorpecentes ou acidentes de trânsito, são visualizados pelos servidores e, posteriormente, colaboram como prova e suporte no processo de investigação. As gravações também são requeridas por vítimas ou agentes causadores da ocorrência, que utilizam o material para se resguardarem futuramente durante processo judicial, na maioria dos casos em acidentes de trânsito.

O diretor do Ciop ressalta que o canal 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), não é de responsabilidade da central, porém, conforme a emergência, é realizado o contato direto com o Samu e direcionado o atendimento.

Leia mais:

 Videomonitoramento avança e registra redução de criminalidade nos locais monitorados em Rondônia

 Centro Integrado de Operações Policiais de Rondônia explica para onde a população deve ligar em caso de emergência de saúde ou de segurança


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Bentes
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo