Governo de Rondônia
16/04/2024

PLANEJAMENTO

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Rondônia elege atendimentos prioritários para 2016

25 de janeiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Saúde mental, acidentes de trabalho e trabalhador rural são as três principais vertentes eleitas pelo Ministério da Saúde e adotadas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Rondônia para 2016, conforme informou a enfermeira do trabalho Ana Flora Camargo Gerhardt.

Segundo ela, em Rondônia o adoecimento do trabalhador rural, por exemplo, exige um trabalho multissetorial. Assim, em parceria, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), Ministério Público do Trabalho, entre outros, privilegiam a prevenção contra o adoecimento.

Ana Flora alerta que o eixo principal do Cerest é o fortalecimento da cultura da prevenção e da proteção do trabalhador. No ano passado, pela primeira vez o governo estadual lançou e vem distribuindo a Cartilha do Trabalhador, rica em explicações a respeito dos seus direitos, riscos, doenças, legislação e justiça.

Órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau),  o centro integra o Sistema Único de Saúde (SUS) na Rede Nacional Integral à Saúde do Trabalhador. Acolhe acidentados e vítimas de doenças relacionadas ao trabalho ou ocupacionais.

“Todo ano é um desafio e neste nos esforçaremos para cumprir metas estabelecidas pela Coordenação Geral em Saúde do Trabalho, do Ministério da Saúde”, comentou Ana Flora.

O Cerest iniciou os preparativos para organizar o 11º Encontro Multiprofissional com o tema Saúde mental no Trabalho, previsto para os dias 15 e 16 de junho, em Porto Velho.

Transtornos mentais com diversas causas fazem parte dos agravos ou doenças relacionadas ao trabalho e de notificação compulsória. Entre os riscos psicossociais mencionados nessa cartilha alinham-se todos aqueles relacionados ao gerenciamento do trabalho e dos contextos social e organizacional que têm o potencial de causar dano físico ou psicológico, a exemplo do assédio moral e síndrome de Burnout.

Caracterizada por alto índice de estresse,  esse síndrome pode ser encontrada em qualquer profissão, entretanto, é especial nos trabalhos de impacto direto na vida de outras pessoas. Ela ocorre principalmente entre profissionais da saúde em geral, jornalistas, advogados, professores e até mesmo voluntários.

Cartilha distribuída aos trabalhadores

Cartilha distribuída aos trabalhadores

Saúde mental foi um dos itens eleitos pela Fapero para pesquisas científicas em Rondônia.

Entre 2014 e 2015, o Cerest promoveu três cursos de multiplicadores de saúde no trabalho: um em Cacoal, outros em Porto Velho. Num deles participaram agentes de Ariquemes.

Em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, o centro promoverá este ano outros cursos, considerados essenciais para a formação de 20 instrutores do curso básico de vigilância. A primeira fase será no mês de abril, em Goiânia, numa parceria com o Cerest goiano; a segunda, em Porto Velho, no mês de agosto.

Ana Flora lembrou que qualquer trabalhador formal ou informal, urbano ou rural, domésticos, autônomos, com ou sem carteira assinada, desempregados, aposentados de empresas públicas e privadas, com doenças e/ou acidentes causados pelo trabalho, podem ser atendidos no Cerest.

“Não podemos prestar atendimento de urgência e emergência, curativos, aplicação de medicamentos e tratamentos em geral, tampouco fornecer atestados admissionais, demissionais e periódicos e laudos técnicos”, alertou.

A enfermeira reiterou que todas as ocorrências de acidentes trabalho devem ser comunicadas ao INSS, a fim de garantir benefícios previdenciários à família do trabalhador, quando ele fica afastado do serviço além de 15 dias.

DORT E  LER

No ano passado, em parceria com o Ministério da Saúde e Polícia Rodoviária Federal, o Cerest aproximou-se dos caminhoneiros, conscientizando-os das doenças relacionadas com o trabalho, entre as quais, lesões por esforço repetitivo (LER), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), surdez e transtorno mental.

Para ser atendido pelo Cerest, a procura pode se dar de forma espontânea por parte do trabalhador ou via associações, empresas públicas e privadas. A construção civil no estado é um dos setores beneficiados pelas atividades do centro.

Aos canteiros de obras, funcionários do centro levam orientações sobre o uso dos equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva que minimizam ou eliminam a exposição do trabalhador aos fatores de risco, entre os quais, causados por agentes químicos, físicos biológicos e ergonômicos.

O Cerest funciona no 4º Andar do prédio da Policlínica Oswaldo Cruz. Telefone 0800 647 5300


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Maicon Lemes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Água, Assistência Social, Capacitação, Convênios, Distritos, Educação, Empresas, Esporte, Governo, Habitação, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Previdência, Rondônia, Saneamento, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo