Governo de Rondônia
26/04/2024

Centro do Senai ensinará robótica a estudantes rondonienses

27 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

8 - senaiEstudantes rondonienses serão os maiores beneficiados com a criação do CETEM – Centro de Tecnologia em Mecatrônica do Senai. A solenidade de inauguração, realizada na manhã desta quinta-feira (27), no distrito industrial de Porto Velho, teve a presença ilustre de diretores da Academia de Ulm, na Alemanha.

A instituição germânica doou equipamentos de alta tecnologia e recursos para que os laboratórios rondonienses fossem construídos praticamente idênticos aos originais alemães. Professores e técnicos do Senai já estão recebendo treinamento em Ulm – serão ao todo 50 profissionais rondonienses qualificados até o ano que vem.

Berço de ensino tecnológico europeu, Ulm possui entre seus cidadãos natos, ninguém menos que Albert Einstein. Talvez inspirados pelo exemplo do grande físico alemão, os diretores da Academia de Ulm, Volkmar Schuler, Tobias Mehlich e Norbert Richard Maier, acreditam que poderão formar uma nova geração de especialistas em robótica a partir de estudantes nascidos em Rondônia.

“A Alemanha hoje tem tecnologia de sobra, mas o país se ressente de jovens talentos interessados em trabalhar nessa área, acreditamos que com a inteligência e a criatividade dos brasileiros, temos boas perspectivas de formar aquilo que falta na Alemanha e que sobra no Brasil, que são jovens interessados em aprender mais sobre tecnologia”, ressaltou o professor doutor Volkmar Schuler, cujo nome foi dado ao novo centro tecnológico.

Doação

8 - cetem“A criação do CETEM tem a parceria do Governo do Estado, que fez a doação da área correspondente a 8 mil metros quadrados, para a construção de um dos mais modernos centros de aprendizado em tecnologia da região norte”, lembrou o secretário-adjunto da Seagri, Adilson Julio Pereira, que representou o governador Confúcio Moura na solenidade. “No futuro, esses alunos poderão atender as empresas de tecnologia do distrito industrial e de outros estados brasileiros, quem sabe de outros países”, emendou.

O novo centro de tecnologia tem capacidade para receber cerca de 800 alunos por dia, em três turnos. A unidade do Senai será especializada no aprendizado de Mecatrônica, Eletricidade e Mecânica. Serão oferecidos 27 diferentes cursos técnicos.  O novo prédio tem aproximadamente 3.800 metros quadrados de área construída.

Participaram do evento, o presidente da Fiero, Denis Baú; o vice-prefeito de Porto Velho, Dalton Di Franco; o prefeito de Candeias do Jamari, Osvaldo Souza; diretor regional do Senai, Silvio Liberato; diretor do Sindicato da Indústria Metal-Mecânica, Adélio Barofaldi; diretor executivo da Secel, Lindomar Garçon; reitora da Unir, Berenice Tourinho; entre outras autoridades.

 8 - cetem 1

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sandro B. André - Decom - Fonte: Fiero
Fotos: Jhonatan V.S.
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Educação, Rondônia, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo