Governo de Rondônia
26/04/2024

DOAÇÃO

Centro Social Madre Mazzarello será modelo em prestação de contas de doações do Programa de Aquisição de Alimentos

02 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O Centro Social Madre Mazzarello, da rede de Salesianos, localizado no Bairro Esperança da Comunidade, servirá como modelo a demais instituições sociais da Capital sobre a forma como presta conta às doações de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), gerido pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

Irmã Jaqueline Pereira detalha ações do Cesmmazza

Na tarde da última quarta-feira, 28, a secretária de Agricultura, Mary Braganhol, visitou a entidade e foi recebida pela dirigente do Cesmmazza, Irmã Jaqueline Pereira, quando destacou o papel do programa que atende a cerca de 730 entidades no Estado com a doação de alimentos, sendo 68 delas somente na capital.

A secretária explicou que pelo quinto ano consecutivo, o PAA adquire produtos da agricultura familiar e os repassa em forma de doações diretas a entidades que trabalham com populações em situação de risco alimentar. Segundo ela, foram investidos cerca de R$ 50 milhões nesse período e esses recursos têm sido importantes para concretizar os dois objetivos do programa, que são o de promover a diversificação da agricultura familiar, proporcionando que os agricultores tenham sempre um maior número de produtos a ser oferecido, como também o de fortalecer as entidades que lidam com populações em risco alimentar.

O Assistente Técnico da Seagri, Rodrigo Reis, também explanou, na ocasião, sobre os compromissos das entidades que participam do programa, destacando os objetivos, os tipos de público e os compromissos que as entidades têm que cumprir ao participarem do programa, como as prestações de contas dos produtos recebidos.

De acordo com o técnico, a equipe do PAA vem trabalhando para melhorar as condições de recebimento e armazenamento dos produtos, bem como as boas práticas na prestação de contas pelas entidades recebedoras. Nesse sentido, Rodrigo explicou que a prestação de contas do Cesmmazza foi uma das mais satisfatórias e completas, sendo que o modelo será utilizado para ser multiplicado junto às demais instituições.

O Centro Social Madre Mazzarello fornece cerca de três mil refeições ao mês à população que atende e, em seus registros, pode-se, inclusive, calcular os beneficiários por faixa etária. “Esse material será utilizado junto a outras instituições para melhorar a prestação de contas das entidades”, destacou Rodrigo.  A entidade recebeu ainda na ocasião alimentos como mandioca, abóbora, banana e castanha.

O Cesmmazza atende a comunidade do entorno com cursos profissionalizantes, escolas esportivas, acompanhamento psicológico e oficinas culturais.

Leia mais:
Programa de Aquisição de Alimentos disponibiliza R$ 9 milhões para atender a mais de 3 mil pequenos agricultores em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mirian Franco
Fotos: Maria Normando
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Assistência Social, Convênios, Economia, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo