Governo de Rondônia
29/03/2024

AVIAÇÃO

Cerca patrimonial garante funcionamento do Aeródromo de Ariquemes

10 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

CONSTRUÇÃO CERCA PATRIMONIAL (56)O Aeródromo de Ariquemes, a 200 quilômetros de Porto Velho, está recebendo quase 4,5 km de cerca patrimonial dentro dos padrões exigidos pela aviação internacional. Animais na pista, invasões e furtos eram frequentes e o aeródromo estava na iminência de ter sua homologação cancelada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), da Presidência da República, por falta de cerca adequada às normas de segurança aeroportuária.

O administrador do aeroporto, Vilmar Goiano, disse que o Aeroclube de Ariquemes junto com a Associação Comercial do município procuraram o governador Confúcio Moura em busca de solução, que então colocou o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) à disposição do aeroporto para a contratação de uma empresa para executar o serviço.

Vilmar Goiano, disse que a cerca patrimonial é o maior benefício que o aeródromo já recebeu

Vilmar Goiano disse que a cerca patrimonial é o maior benefício que o aeródromo já recebeu

A obra está em andamento e, conforme o coordenador  de Infraestrutura  Aeroportuária do DER, engenheiro Humberto Fayal, chega a 60% de conclusão. Na obra o governo estadual investe R$ 526 mil.

Fayal explica que a cerca patrimonial é um dos requisitos mínimos de segurança à interferência ilícita na área operacional. Destaca que o cercado com alambrado é padrão International Civil Aviation Organization (ICAO), entidade internacional que regula os aeroportos.

Vilmar Goiano afirma que a cerca patrimonial é o maior benefício que o aeroporto já recebeu do Governo estadual. “O aeródromo tinha uma cerca velha e cheia de buracos e estava sofrendo constantes invasões de pessoas e também de animais de grande porte, colocando em risco a segurança dos voos.

Ressaltou que o aeroporto atende toda a região do Vale do Jamari, com cerca de 300 mil habitantes. Atualmente é utilizado para voos particulares de pequenas aeronaves e aulas de pilotagem. Em Ariquemes existem cerca de 30 aeronaves, entre ultraleves e helicópteros, que utilizam o aeródromo diariamente.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo