Governo de Rondônia
26/04/2024

SAÚDE

Cerest promove dois dias de esclarecimento sobre risco e notificações de acidentes de trabalho em Porto Velho

26 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Cerest fará orientações de prevenção à acidentes de trabalho nas unidades de saúde do Estado

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promove nesta quinta-feira (27), em Porto Velho, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A programação se estenderá até sexta-feira (28).

Serão alertados profissionais de saúde, trabalhadores urbanos, produtores rurais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), anunciou nesta quarta-feira (26) a gerente do órgão, Ana Flora Camargo Gerhardt.

O Cerest é uma unidade especializada do SUS, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Além de notificar casos de doenças do trabalhador em geral, promove campanhas regulares a respeito da importância da prevenção de adoecimentos e acidentes de trabalho.

As atividades da equipe do Cerest, nesta quinta-feira, começarão às 8h na Policlínica Oswaldo Cruz e no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), prosseguindo às 8h30 no Hospital Infantil Cosme e Damião, às 10h no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, e às 11h no Hospital de Base Ary Pinheiro.

No dia 28, outra equipe visitará a Feira do Produtor Rural na Emater, às 8h, na Avenida Farquhar. Das 8h30 às 10h, serão distribuídos panfletos a 25 famílias que ali trabalham, alertando-os sobre riscos de acidentes e a necessidade de notificações em geral.

Os feirantes são assentados em projetos originados com a construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, no município de Porto Velho. O trabalho de orientação do Cerest visa atender a todos eles, bem como suas famílias.

“Prevenção, promoção e proteção contra intoxicações são os itens que levaremos a esse local, para explicações gerais e reflexões a respeito desse problema que ainda existe em Rondônia”, disse Ana Flora.

Nestes dois dias de programação, o público interno e externo terá à sua disposição informações gerais sobre: acidente de trabalho fatal; acidentes de trabalho com mutilações; acidente com exposição a material biológico; acidentes do trabalho com crianças e adolescentes; dermatoses ocupacionais; intoxicações exógenas, por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados; lesões por esforços repetitivos (LER), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT); pneumoconioses; perda auditiva induzida por ruído (PAIR); transtornos mentais relacionados ao trabalho; câncer relacionado ao trabalho; acidente de trabalho simples; asma ocupacional; disfonia ocupacional; e dorsopatias.

DIREITOS

O que faz o Cerest?
Ações de prevenção, vigilância e educação permanente em Saúde do Trabalhador.

Quem tem direito?
Todo trabalhador, independente do vínculo empregatício, que sofreu acidente ou doença do trabalho.

O que é acidente de trabalho?
É o acidente que ocorre dentro ou fora do local de trabalho à serviço da empresa. Provoca lesão corporal ou pertubação funcional e causa direta ou indiretamente morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

O que é acidente de trajeto?
É aquele que ocorre com o trabalhador quando no percurso habitual e rotineiro de casa para o trabalho ou vice versa.

O que é doença ocupacional?
Doença ocupacional é a designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. No Brasil, a doença ocupacional é equiparada ao acidente de trabalho, gerando os mesmos direitos e benefícios.

O que é a CAT?
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é o documento que informa ao INSS que o trabalhador sofreu acidente de trabalho ou suspeita-se que tenha adquirido uma doença de trabalho.

Leia mais

Relatório revela 288 vítimas de intoxicações externas e acidentes graves de trabalho
 Médico relata em livro desafios da medicina do trabalho em Rondônia
Trabalhar sim, adoecer não


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Maicon Lemes e Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo