Governo de Rondônia
Sábado, 18 de janeiro de 2020

REABILITAÇÃO

Cero entregará mais de 500 cadeiras de rodas no interior de Rondônia e anuncia regras para receber benefício

12 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Entrega de vans e cadeiras de rodas a APAE_14.03.15-Foto_Daiane Mendonça (22)

Em maio, Cero enviará novas cadeiras para cinco regionais de saúde em Rondônia

Mais quinhentas cadeiras de rodas simples e motorizadas serão entregues, este mês, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), às regionais de saúde de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

O anúncio foi feito pelo coordenador do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), Rodrigo Moreira Campos. Segundo ele, as regionais serão alertadas para a forma correta de preenchimento de laudos nesse setor, evitando-se dessa maneira a devolução por erros.

“Também pediremos aos usuários que por algum motivo não puderem levar o laudo até o Cero, designarem parentes de primeiro ou segundo grau para se responsabilizar pela aquisição de benefícios, entre os quais, cadeiras”, disse Rodrigo Campos.

Em janeiro, o Setor de Meios Auxiliares de Locomoção do Cero entregou 122 equipamentos – cadeiras de rodas [infantil, de adulto, para obesos], bengala canadense, cadeiras de banho, muleta axilar de alumínio. Em fevereiro, aumentou para 239, diminuindo em março para 103, e em abril, apenas 14.

O total de 478 meios de locomoção e auxiliares, no primeiro quadrimestre, resultou na média de entrega de quase quatro cadeiras por dia.

Yago Machado - Diretor do CERO - Fotos Admilson Knightz em 02.05 (12)

Rodrigo Campos, coordenador do Cero

Até o início da semana, o Cero fez três viagens de caminhão até o Hospital Santa Marcelina para transportar equipamentos que serão distribuídos no interior.

Rodrigo Campos destacou a qualidade dos equipamentos. Especialmente cadeiras do tipo monobloco, para banho, com aro propulsor; para obesos acima de 90 quilos, com encosto reclinável; e para banho em concha infantil.

“Cadeiras monoblocos são leves, semelhantes às das práticas esportivas, e se movimentam com simples toques de dedos”, comentou.

Por convênio, o Hospital Santa Marcelina também oferece à Sesau órteses e próteses, essenciais para o atendimento prestado pelo Cero. A Sesau investiu R$ 250 mil no projeto de construção da oficina ortopédica, numa área de 360m² naquele hospital, na rodovia BR-364.

Saiba mais:

A fisioterapia para reabilitar pacientes vítimas de acidentes  diversos ou neurológicos atendeu no Cero 534 pessoas e fez 3.130 procedimentos no primeiro quadrimestre deste ano.


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Brasil, Capacitação, Convênios, Diárias, Distritos, Educação, Governo, Inclusão Social, Informativo, Interno, Justiça, Legislação, Lei da Informação, Municípios, Previdência, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Terceiro Setor


Compartilhe