Sábado, 18 de janeiro de 2020

REABILITAÇÃO

Cero entregará mais de 500 cadeiras de rodas no interior de Rondônia e anuncia regras para receber benefício

12 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Entrega de vans e cadeiras de rodas a APAE_14.03.15-Foto_Daiane Mendonça (22)

Em maio, Cero enviará novas cadeiras para cinco regionais de saúde em Rondônia

Mais quinhentas cadeiras de rodas simples e motorizadas serão entregues, este mês, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), às regionais de saúde de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

O anúncio foi feito pelo coordenador do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), Rodrigo Moreira Campos. Segundo ele, as regionais serão alertadas para a forma correta de preenchimento de laudos nesse setor, evitando-se dessa maneira a devolução por erros.

“Também pediremos aos usuários que por algum motivo não puderem levar o laudo até o Cero, designarem parentes de primeiro ou segundo grau para se responsabilizar pela aquisição de benefícios, entre os quais, cadeiras”, disse Rodrigo Campos.

Em janeiro, o Setor de Meios Auxiliares de Locomoção do Cero entregou 122 equipamentos – cadeiras de rodas [infantil, de adulto, para obesos], bengala canadense, cadeiras de banho, muleta axilar de alumínio. Em fevereiro, aumentou para 239, diminuindo em março para 103, e em abril, apenas 14.

O total de 478 meios de locomoção e auxiliares, no primeiro quadrimestre, resultou na média de entrega de quase quatro cadeiras por dia.

Yago Machado - Diretor do CERO - Fotos Admilson Knightz em 02.05 (12)

Rodrigo Campos, coordenador do Cero

Até o início da semana, o Cero fez três viagens de caminhão até o Hospital Santa Marcelina para transportar equipamentos que serão distribuídos no interior.

Rodrigo Campos destacou a qualidade dos equipamentos. Especialmente cadeiras do tipo monobloco, para banho, com aro propulsor; para obesos acima de 90 quilos, com encosto reclinável; e para banho em concha infantil.

“Cadeiras monoblocos são leves, semelhantes às das práticas esportivas, e se movimentam com simples toques de dedos”, comentou.

Por convênio, o Hospital Santa Marcelina também oferece à Sesau órteses e próteses, essenciais para o atendimento prestado pelo Cero. A Sesau investiu R$ 250 mil no projeto de construção da oficina ortopédica, numa área de 360m² naquele hospital, na rodovia BR-364.

Saiba mais:

A fisioterapia para reabilitar pacientes vítimas de acidentes  diversos ou neurológicos atendeu no Cero 534 pessoas e fez 3.130 procedimentos no primeiro quadrimestre deste ano.

Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça

Assistência Social, Brasil, Capacitação, Convênios, Diárias, Distritos, Educação, Governo, Inclusão Social, Informativo, Interno, Justiça, Legislação, Lei da Informação, Municípios, Previdência, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Terceiro Setor