CAPACITAÇÃO

Cetas encerra curso de Formação Inicial e Continuada em Central de Material e Esterilização na unidade de Porto Velho

06 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

META – Objetivo é atualizar conhecimentos em central de materiais e esterilização

Mais de 30 servidores – que atuam nas unidades de saúde da rede estadual – concluíram na sexta-feira (02) o curso de Formação Inicial e Continuada em Central de Material e Esterilização (CME) – Turma “A”, no Município de Porto Velho. O curso faz parte da grade deste ano do O Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (CETAS), Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, participaram do curso profissionais do Cemetron, Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) e Hospital e Pronto Socorro João Paulo II.  No total, a parte teórica e prática teve carga horária de 20 horas. Deste número,  15 horas de teoria e 05 horas de prática.

Segundo Williames Pimentel, o objetivo é proporcionar e atualizar conhecimentos em central de materiais e esterilização aos profissionais que atuam em CME, além de melhorar os fluxos e processos que envolvem limpeza, preparo e esterilização e armazenamento de materiais cirúrgicos e hospitalares.

A Coordenadora do curso, enfermeira Joelma Rosária da Silva, informou que o curso tem ainda a finalidade de fortalecer a equipe responsável pela execução de técnicas, atualizando-os e demonstrando aos alunos e servidores em aula teórica e prática o funcionamento das CME.

A diretora geral CETAS, Angelita Mendes, enfermeira mestre em Educação, reafirmou o compromisso do CETAS na promoção da educação permanente e no aperfeiçoamento constante dos profissionais de saúde.

TURMA A – Profissionais do Cemetron, HB e João Paulo II receberam treinamento

Ela destaca que a formação dos trabalhadores nessa área é uma importante estratégia, que visa proporcionar atualização dos profissionais que atuam nas centrais de materiais e esterilização (CME) e diretamente aos usuários atendidos nas unidades de saúde: do Cemetron, Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) e Hospital e Pronto Socorro João Paulo II. Tem como meta, também, melhorar a prevenção de doenças por meio da qualidade na prestação dos serviços em saúde.

Ela acrescentou ainda que os recursos financeiros disponibilizados para a formação, são oriundos do Ministério da Saúde/MS, por meio do Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES )e ainda do tesouro Estadual.

Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo

Assistência Social, Capacitação, Educação, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Saúde