Governo de Rondônia
19/04/2024

INTERCONECTAR

Chamamento público é aprovado para projeto de expansão da Infovia em Rondônia

17 de agosto de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Infovia é rede de alta disponibilidade e velocidade, que interliga diversas unidades organizacionais do poder público do Estado de Rondônia

O Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privado aprovou a realização de chamamento público para a formulação do projeto de Expansão da Infovia aos 52 municípios do Estado de Rondônia, na última quinta-feira (13), em uma reunião por videoconferência. Essa expansão irá interconectar as unidades públicas estaduais em uma mesma rede de alta capacidade e reduzir gastos com contratação de empresas de telecomunicação.

Com a aprovação do Conselho Gestor o edital está sendo elaborado e nos próximos dias será publicado no Diário Oficial. Faz parte do Conselho Gestor a Casa Civil, Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Secretaria de Estado de Finanças (Sefin).

A Infovia foi implantada em junho de 2016 e foi instalada nos municípios de Porto Velho, Candeias e Ariquemes para interligar diversas unidades organizacionais do poder público por meio de uma rede de alta disponibilidade e velocidade (fibra óptica). Fornecendo serviço de conectividade nas unidades policiais, saúde e escolas. Até o momento 260 unidades tem implantado a rede.

Conforme explica o técnico em Tecnologia da Informação e Comunicação, Caê Aires Moura Lacerda, esses dados irão ser multiplicados com a expansão e trará economia nas áreas de telecomunicação para o Governo, permitindo um grande volume de transporte de dados. “Com a expansão para os 52 municípios e 50 distritos do Estado, a Infovia trará diversos benefícios. Hoje, R$ 17 milhões são gastos por ano com contratos de link de internet. Através dos estudos, demonstramos que a Infovia representa uma economia de mais de 100%, em relação aos contratos existentes. Assim, o Estado teria garantia de melhores preços e de um melhor serviço”.

O coronel e superintendente Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Delner Freire, explica que a expansão da Infovia será essencial para o período pós-pandemia.“Não resta dúvida que os meios digitais, agora, têm outra importância. Nesse mundo pós-pandemia, o Estado tem o desafio de continuar a ofertar seus serviços, e ao mesmo tempo manter as medidas de distanciamento social. Para isso, a Infovia será essencial, possibilitando a telemedicina, ensino à distância e diversas outras soluções em tecnologia da informação e comunicação”.

 

Leia Mais:

 Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas discute avanço da Infovia para 52 municípios de Rondônia

 Potencialidades da rede pública de fibra óptica Infovia de Rondônia são apresentadas para servidores

 Conexão da Infovia Rondônia fortalece monitoramento de câmeras de segurança


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Frank Néry e Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Edital, Empresas, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo