CULINÁRIA

Chefs de cozinha aprendem a preparar ‘Pirarucu Rondon’ para a 1ª Mostra Gastronômica de Porto Velho

16 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)  iniciou nessa segunda-feira (15) a capacitação dos chefs dos restaurantes escolhidos para o preparo do “Pirarucu Rondon”, prato oficial de Porto Velho que será apresentado na 1ª Mostra Gastronômica da cidade.

Após capacitação, o prato à base do pirarucu será apresentado à imprensa na quinta-feira

Como parte da programação, dessa segunda (15) até esta quarta-feira (17) acontece o treinamento coordenado por Manoel de Jesus, do Senac. Os representantes dos restaurantes aprendem desde técnicas de armazenamento e corte a temperos e molhos variados preparados a partir do pirarucu.

“A culinária é uma arte e uma troca de conhecimentos. Passamos receitas e informações para que cada um coloque seu toque, com amor, para que as pessoas que irão degustar se apaixonem pelas delícias do pirarucu”, destacou Manoel.

Para a quinta-feira (18) está prevista uma sessão de degustação, no restaurante do Senac Esplanada. Já entre 19 e 28 de agosto o prato estará disponível nos 18 restaurantes participantes da 1ª Mostra Gastronômica de Porto Velho, que serão identificados na portaria com um totem da campanha anunciando que ofertam o prato em seus cardápios.

De acordo com o superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, a gastronomia implica em um conhecimento aprimorado, e a capacitação é o primeiro passo para garantir a qualidade deste prato que representa a cidade de Porto Velho. “A partir do Pirarucu Rondon, esperamos promover a gastronomia e a Mostra Gastronômica em um evento tradicional de Porto Velho como parte do calendário turístico”, adiantou.

A coordenação da Mostra, formada pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE e a prefeitura de Porto Velho, integra as atrações da 2ª Feira de Tecnologia Rural Sustentável de Porto Velho (Portoagro), que acontecerá de 24 a 28 deste mês.

Além do superintendente Júlio Olivar, também prestigiaram a recepção dos chefs, a gerente executiva da Fecomércio, Cileide Macedo; o coordenador executivo da Associação dos Produtores Rurais de Rondônia (Appro), Francisco Aroldo Vasconcelos de Oliveira; o coordenador da Portoagro, José Nogueira Filho; e o representante da Coordenadoria Municipal de Turismo, Paulo Carvalho.

Conheça os restaurantes de Porto Velho que terão o Pirarucu Rondon de 19 a 28 deste mês:

• Bacarat Restaurante
• Barracão do Ray