Governo de Rondônia
26/04/2024

PESCADOS

Chefs de cozinha de São Paulo conhecem peixes dos rios de Rondônia em evento na Fiesp

25 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Chefes conheceram pescados dos rios de Rondônia

Destinado a chefs de cozinha e empresários paulistas, a mostra gastronômica com peixes de Rondônia, realizada terça-feira (22) no restaurante da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), superou as expectativas com a participação de 75 convidados, e apresentou o que há de melhor em pratos de tambaqui e pirarucu, segundo avaliação do superintendente de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), Basílio Leandro.

O ponto alto do encontro ficou por conta da chef Cléo Rossetti, que surpreendeu os convidados ao demonstrar a variedade de pratos que podem ser feitos com o tambaqui e o pirarucu.

Delícias como costelinha de tambaqui, quibe, fishburger (hambúrguer de peixe), nugget de tambaqui, carpaccio, ceviche de pirarucu, piurarucu com batatas ao murro, risoto e Pirarucu com crosta de castanha e mousseline de banana da terra, os sabores de Rondônia que encantaram o Brasil em São Paulo, com a expectativa de romper fronteiras, eis que já em setembro Rondônia participa da Expoalimentária, uma feira internacional com o mesmo objetivo e que será realizada em Lima no Peru.

Sob supervisão da Suder, o evento foi realizado com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa de Rondônia (Sebrae), e a cortesia da Fiesp, que cedeu sua estrutura de restaurante e convidou os principais chefs da cozinha paulista e empresários do setor de restaurantes. A impressão que ficou foi a melhor, e sem rodeio Rondônia vendeu seu peixe. O empresário Rafael Bellmont, da Zaltana Pescados (Ariquemes), se reuniu com vários outros empresários paulistas e agendaram novos encontros de negócios.

Maior produtor de peixe de cativeiro do País, com 80 mil toneladas/ano, Rondônia começa a ser vista como modelo produtivo que leva em consideração aspectos como qualidade, sanidade e sabor, e por meio desta exposição pode influenciar a cultura alimentícia do País, que não tem o peixe como a primeira opção na mesa dos brasileiros, em que pese ser um país com uma extensa área litorânea e nada menos de 12% de toda água doce do planeta, habitat natural de grande diversidade de peixes.

Leia mais:

 Rondônia mantém liderança da produção de peixe em água doce e deve alcançar 250 mil toneladas até 2018


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Piscicultura, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo