Governo de Rondônia
28/03/2024

TRANSPARÊNCIA

Cidadão pode acompanhar pela internet obras do governo de Rondônia em execução em todo o estado

01 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

unnamed (1)

Sistema traz mapa das obras do governo sob responsabilidade do DER

O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) criou o Cadastro Digital de Obras. Uma ferramenta que possibilita a qualquer cidadão ter acesso a todas as informações referentes às obras contratadas pelo órgão nos últimos cinco anos.

Segundo o diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, o sistema, além de promover a transparência nas ações do órgão, ainda é uma ferramenta de controle e gestão. “Por meio do Cadastro Digital de Obras, tanto o cidadão como os gestores e técnicos que atuam na política pública de Infraestrutura e Serviços Públicos, tem acesso ao demonstrativo financeiro, onde consta o valor do contrato; a empresa contratada; o objeto do contrato; o município onde a obra está sendo executada; status da execução e prazo de entrega da obra”, explica.

Além das informações pertinentes a cada contrato sob a administração do DER, o sistema traz ainda dados geolocalizados dos contratos e o mapa de pavimentação urbana, onde o cidadão poderá acompanhar o andamento das obras de pavimentação dos 50 municípios atendidos pelo Projeto Asfalto Bom.

Algumas das principais obras cadastradas no sistema são: pavimentação da RO 257; Anel Viário de Ji-Paraná; os convênios do Fundo para infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha), recursos repassados aos municípios que podem ser aplicado na recuperação das estradas municipais, construção e recuperação de pontes, compra de máquinas, equipamentos, peças e combustível, e também pode ser usado na construção de casas populares.

O Sistema foi criado pela dupla de arquitetos urbanistas do DER José Augusto e Naiara Terra, com um custo zero para o Governo do Estado e atende ao Termo de Ajuste de Gestão, que o departamento assinou junto ao Tribunal de Contas do Estado com o objetivo de melhorar o acompanhamento e fiscalização das obras desenvolvidas pelo órgão.

O sistema pode ser acessado por meio da página do DER no Portal do Governo, no ícone “Cidadão“.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Reprodução
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo