Governo de Rondônia
24/04/2024

TECNOLOGIA

Ciretran de Cacoal disponibilizará resultado imediatamente após os testes teóricos feitos eletronicamente

03 de julho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Prova eletrônica dará agilidade ao processo

A partir de agora, os candidatos que buscam a Circunscrição Regional de Trânsito de Cacoal (Ciretran) para dar início ao processo de Emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão maior facilidade na execução da prova teórica e imediatismo no resultado.

Isso porque, a prova passará a ser eletrônica, trazendo ainda mais agilidade e rapidez no resultado. “O Detran de Rondônia tem investido muito em tecnologia e estamos nos aprimorando cada vez mais, em benefício da população. Rondônia é o 4º estado do país a ter CNH Digital”, enfatizou o diretor-geral do Detran em Rondônia, Acácio Figueira.

Para entender bem o que muda com a prova eletrônica, o diretor técnico de habilitação do Detran/RO, Célio Lopes, explica que o candidato fará a prova em menos tempo e utilizando os tablets disponibilizados pelo órgão. “A partir de agora, os candidatos que buscam a Ciretran de Cacoal para emissão da CNH, terão mais oportunidades para fazer a prova. Poderão ser feitas até três provas por semana”. Além disso, conforme ressaltou Célio Lopes, o resultado obtido na prova poderá ser conferido assim que a prova é encerrada. “Se antes o candidato precisava esperar a prova voltar para Porto Velho e ser corrigida, agora o resultado sai imediatamente após o término da prova, dando mais celeridade ao processo”, destacou.

Contudo, os exames teóricos eletrônicos contarão com os mesmos conteúdos das provas escritas que eram impressas anteriormente, mas o tempo gasto para conclusão do teste reduzirá devido a diminuição das questões. Antes, os testes contavam com 40 questões, número que irá reduzir para 30 questões, a partir das provas eletrônicas. Ressaltando que é o próprio sistema eletrônico que faz uma seleção de provas no banco de dados, diminuindo as possibilidades de fraudes durante o exame. “Durante a prova eletrônica, cada candidato poderá ter perguntas diferentes para responder. Não é a mesma prova para todos os candidatos, isso porque o sistema, na hora da prova, seleciona as questões”, concluiu Célio Lopes.

Presente ao lançamento das provas teóricas eletrônicas em Cacoal, na última semana, o governador Daniel Pereira enfatizou os avanços tecnológicos que o estado de Rondônia tem alcançado. “Estamos em busca da tecnologia para facilitar a vida do cidadão rondoniense. Em vez de usar papel e caneta, agora será usado um tablet. Ao invés de esperar a prova ir para Porto Velho e ser corrigida, agora o resultado será disponibilizado ao aluno imediatamente ao final da prova. Então a partir de agora, além desta nova estrutura física, o cidadão cacoalense vai contar com o mundo digital a seu favor”, destacou Daniel Pereira, referindo-se a nova estrutura física da Ciretran de Cacoal.

Nova Ciretran de Cacoal

A nova sede da Ciretran de Cacoal é uma das maiores do estado e toda a obra foi feita levando em consideração os critérios de acessibilidade, como rampas, elevadores, banheiros adaptados e outros detalhes, como o braile na identificação das salas e nas rampas de acesso. Com a nova sede, a Ciretran de Cacoal passou de uma área de 1.503 metros quadrados para mais de 3 mil metros quadrados. Deste total, quase 2,5 mil metros são de área construída.

O novo prédio conta com sala de registro de habilitação, sala da chefia, sala para comissão examinadora de direção veicular, sala de comissão interior e penalidades, almoxarifado, educação de trânsito e fiscalização. O andar superior do prédio é destinado ao atendimento aos despachantes e Centros de Formação de Condutores (CFC) e conta ainda com sala de reuniões, sala de testes teóricos, auditórios e sala extra. Todos os dois andares do prédio contam com banheiros, copa, sala de limpeza e sala de informática. Já a 2ª etapa da obra foi totalmente voltada ao setor de registro de veículos.

Leia também:

Governo agiliza identificação de veículos roubados em Rondônia expandindo sistema de integração nacional às delegacias do interior


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo