Governo de Rondônia
Quarta, 26 de junho de 2019

DESPORTO ESCOLAR

Cláudio Coutinho, em Porto Velho, sedia hoje os Jogos Escolares de Rondônia depois de um jejum de oito anos

13 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Abertura do Joer acontece às 20h desta sexta-feira no ginásio Cláudio Coutinho

Os Jogos Escolares de Rondônia (Joer) volta a ser realizado no ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, oito anos depois da última edição, ocorrida em 2009. A cerimônia oficial de abertura ocorre às 20h desta sexta-feira (13). O acesso principal será pela praça Aluízio Ferreira. A embaixadora olímpica Iziane Marques, do basquetebol, confirmou presença no maior evento esportivo escolar.

O resgate do desporto escolar no ginásio Cláudio Coutinho decorre da ampla reforma realizada pelo governo estadual. “A nova aparência, o conforto, localização e a segurança do ginásio Cláudio Coutinho são alguns dos atrativos que nos motivou a voltar a realizar uma das etapas do Joer no ginásio”, disse Ítalo Aguiar, o responsável pela organização da etapa Juvenil (15 a 17) anos que acontece até o próximo dia 22 em nove praças esportivas.

As últimas etapas do Joer na capital ocorreram em 2014 (paralímpica) e 2015 (infantil), segundo o Comitê Central Organizador (CCO) dos Jogos Escolares, que funciona no próprio Cláudio Coutinho. Em junho passado, o governo estadual reinaugurou o espaço esportivo após ampla reforma tornando o espaço moderno e adequado conforme as exigências de acessibilidade.

A etapa estadual Juvenil terá a participação de 183 escolas, sendo 137 estaduais, 25 municipais, 5 federais e 15 particulares. Serão disputadas cinco modalidades coletivas: basquetebol, futsal, futebol, handebol e voleibol; e seis individuais: judô, xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia, ciclismo e atletismo.

A competição credenciou 1.823 pessoas, entre alunos-atletas, técnicos e, dirigentes. Os jogos, provas e partidas ocorrerão nas seguintes praças esportivas: ginásios Cláudio Coutinho e Eduardo Lima e Silva (Dudu), Parque Circuito, AABB, estádio Aluízio Ferreira e nas quadras das escolas estaduais Marcelo Candia, Carmela Dutra, Major Guapindaia e Barão do Solimões.

Os atletas campeões e que obtiverem os respectivos índices olímpicos por categoria serão classificados para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que ocorrem de 16 a 25 de novembro, em Brasília (DF).

A solenidade de abertura do Joer, etapa estadual Juvenil, está prevista para iniciar às 20h e durar uma hora. O evento seguirá o protocolo oficial do cerimonial governamental para competição esportiva com a formação da tribuna e fala de autoridades; desfile das delegações; homenagens; execução do hino Nacional; apresentações apoteóticas; juramentos dos atletas, dos árbitros e dos técnicos; condução do fogo olímpico e acendimento da pira, encerrando a solenidade.

O Joer é uma organização e realização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Leia mais:

Governo reabre Ginásio Cláudio Coutinho


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Educação, Esporte, Evento, Governo, Municípios, Rondônia


Compartilhe