Governo de Rondônia
18/04/2024

ÉTICA IPERON

Código de ética do Iperon é implementado através de palestras para os servidores

09 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O código de ética do Iperon (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia) foi instituído no DECRETO N. 19.866, de dois de junho de 2015. Com 15 artigos, o código foi feito para os servidores do Instituto que mesmo sabendo da existência do regimento, não tinham real conhecimento do que estava escrito nas normas. Para que essa realidade mudasse, palestras sobre o código foram ministradas a todos os servidores.

De acordo com o presidente da comissão do código de ética, José da Costa, “a  ideia surgiu da necessidade, nós precisamos é instituir o conceito de pedagogia, que pressupõe que todos nós devemos ser ensinados, no outro sentido é para auxiliar no contexto geral, o que a instituição precisa é aprender como funciona o processo como um todo”.

Servidores do Iperon participando de palestra

Em uma hora de palestra com muito dinamismo e com todas as dúvidas esclarecidas, os servidores realizaram uma prova simples com algumas questões sobre o código. Uma das palestrantes foi a auditora do Iperon, Marcia Rocha que falou sobre sua participação,  “pra mim como servidora do Iperon, foi uma oportunidade gratificante, porque nós conseguimos passar o pensamento de uma legislação a qual nós temos que cumprir pra toda a instituição, do servidor que trabalha da limpeza aos servidores da alta gestão, nós conseguimos passar de uma forma efetiva, onde nós trouxemos um sentimento de pertencimento da Instituição”, declarou a auditora.

A prova aplicada foi um pré-requisito exigido pelo Projeto de modernização dos Regimes Próprios de Previdência (Pró-Gestão) que tem como objetivo as boas práticas.

Para a assistente Dalila Ramos que pouco conhecia sobre o código, a palestra realmente ensinou sobre o estatuto.  “Tinha bem pouco conhecimento sobre o código de ética, muito superficialmente. Realmente ensinou o servidor a ter um comportamento melhor, se preparar para algumas situações e colocar realmente em prática o que é o código de ética”, afirma.

Já para o motorista do Iperon, José Rocha,  a interação com os colegas de Instituto foi significativa “Pra mim teve muita importância, eu gostei, foi bom, teve muito a participação dos colegas de trabalho que é muito importante, porque interagimos juntos.  Eu já tinha visto há um tempo sobre o código mas não sabia tudo certinho”, finaliza.

A comissão do código de ética é formada por três servidores do Instituto, José da Costa, Enilsa Januário e Fábio Kenzo, o anexo do regimento pode ser acessado no site do Iperon.

 

Anexo: CÓDIGO-DE-ÉTICA-DO-IPERON.pdf Download

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jéssie Dias
Fotos: Jéssie Dias
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Previdência, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo