Governo de Rondônia
19/04/2024

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Colégio Tiradentes soma esforços junto a comunidade para melhoria no ambiente escolar em Porto Velho

27 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

 

Início do plantio de abacaxi feita por alunos voluntários

Pouco mais de três meses na frente das atividades da Unidade VII do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM), localizada no bairro Mato Grosso, em Porto Velho, o capitão Sued Santos Rocha de Souza, do Corpo de Bombeiros, falou das mudanças implantadas para a melhoria da qualidade do ensino; do envolvimento da comunidade e das parcerias que conseguiu para alimentação e os projetos de hortifrútis.

Com 600 alunos, funcionando com aulas nos três turnos, a unidade do Colégio Tiradentes tem do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio e à noite o EJA (Educação de Jovens e Adultos). “Os primeiros passos foram à mudança de comportamento dos alunos dentro da unidade, os resgates dos valores cívicos, o acompanhamento das famílias nas atividades escolares e a rotina da comunidade mudou”, explicou capitão Rocha.

Segundo ele, hoje o estudante é estimulado a participar de atividades lúdicas e pedagógicas, que inclui participação cultural, práticas ambientais, com visitas ao parque ecológico da cidade, conhecimento da história, como visitas ao museu Marechal Rondon.

O próximo passo que está sendo organizado pela direção do colégio será a construção de um centro de treinamento de artes maciais para alunos e aberto a comunidade do entorno. O projeto contará com uma ampla sala aparelhada e que vai funcionar gratuitamente.

O subtenente Alberto, do Corpo de Bombeiro, está na frente do projeto de hortifrútis, com o plantio de uma horta, com cheiro verde, tomate, cebola, rúcula, alface, entre outras hortaliças. Esta semana foi a vez de começar a plantar abacaxi. As atividades contam com a parceria da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e as mudas de abacaxi foram doadas por produtores de Itapuã do Oeste.

Esse trabalho conta com dois voluntários estudantes do colégio: Josué Oliveira da Silva e Paulo Henrique dos Santos. Eles disseram que estão satisfeitos com a ajuda no plantio dos alimentos e que seria bom à participação de outros colegas.

Os legumes e frutos plantados serão para enriquecer a merenda escolar, que também conta com a colaboração dos comerciantes do bairro.

O sargento Zingra da reserva remunerada da PM é o responsável pela coleta das doações dos alimentos. Segundo ele, são recolhidos dos mercados quase todos os dias frutas como maracujá, manga, abacaxi e legumes. “Na cozinha fazemos a limpeza e separação de todos os alimentos, depois acondicionamos em embalagens e congelamos”, explicou.

Nicole Carvalho Alves, premiada no Proerd

Destaque no Proerd

Na solenidade do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) que aconteceu na última semana, a aluna Nicole Carvalho Alves, 9 anos de idade, do 5º ano A da manhã, foi destaque de melhor redação “O que aprendi no Proerd”. Ela recebeu como prêmio uma bicicleta de marcha.

A professora Elisângela Nascimento, destacou que a Nicole é um exemplo no colégio, aluna dedicada, empenhada nas atividades e foi uma grande satisfação ter orientado ela na redação. “Fazem 17 anos que trabalho aqui e hoje eu vejo que estamos passando por uma nova fase, com  boas mudanças e perspectivas de mais melhorias para a educação dos nossos jovens e adultos que aqui estudam”.

Leia mais:
Comunidade escolar afirma que transformação da Escola Manaus de Porto Velho em Colégio Militar acaba sensação de insegurança
Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná desafia problemáticas sociais e constrói modelo educacional inédito em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Capacitação, Ecologia, Educação, Governo, Meio Ambiente, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo