CIDADANIA

Colégio Tiradentes vence gincana Heróis do Voto

04 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

pm-gincana-02Os alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar venceram a primeira gincana Heróis do Voto, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). O objetivo da competição é conscientizar adolescentes e jovens sobre a importância do voto. A equipe conseguiu 125 pontos e comemorou a vitória com a orientadora Kátia Jaqueline da Silva.

Cada membro da equipe vencedora ganhou um smartphone. O grupo conquistou o direito de participar da próxima etapa da gincana, que é acompanhar um dia de trabalho de gestores, em cinco entidades idealizadoras do projeto.

Também participaram da gincana representações das escolas Senai (de Ji-Paraná), Senai Marechal Rondon (de Porto Velho), Sesi Centro Educacional Isolina Ruttmann (de Vilhena) e Escola Estadual Francisco Alves Mendes (de Ariquemes), além de convidados e colaboradores do Sistema Fiero.

pm-gincana-01

Na segunda colocação da gincana ficaram os alunos da escola Senai, de Ji-Paraná, que conseguiram 123 pontos e cada aluno e o professor ganharam tablets, e, em terceiro lugar, os alunos da escola Senai Marechal Rondon, de Porto Velho. Como prêmio receberam, juntamente com o professo, uma bicicleta cada um. Eles obtiveram 119 pontos.

Visitas

Os participantes da gincana tiveram que fazer visitas domiciliares para ouvir a opinião da comunidade e orientar sobre a importância do ato de votar. Também desenvolveram ações nas escolas, produziram cartazes e elaboraram pequenos projetos sobre o que definiram como político ideal.

O presidente da Fiero, Denis Baú, explicar que o projeto busca promover a reflexão sobre o ato de votar. “Vamos levar para casa essa obrigação: de analisar, com profundidade quem vamos eleger”, pediu aos estudantes.

O desembargador Péricles Moreira Chagas, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), atuou como jurado na gincana, ressaltou que os jovens são os heróis do voto. “Vocês são herdeiros e responsáveis pelo futuro dessa nação. Vocês construirão o país e confio e espero que vocês vivam num mundo melhor”, afirmou.

Texto: Nonato Cruz e Fiero
Fotos: PM