Governo de Rondônia
25/04/2024

Com assistência técnica produtor tira mais de 15 kg por peixe

25 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

3-peixe

O produtor Geraldo Pereira Cavalcante, da Linha C-40 da BR-364, no município de Ariquemes, realizou a despesca do pirarucu. A atividade foi acompanhada pelo gerente do escritório local de Ariquemes, Robson Alves Rodrigues, que constatou que, em apenas um ano e oito dias o produtor obteve sucesso na sua produção retirando, em média, 15,5 por peixe despescado. “O Sr. Geraldo conseguiu tirar pirarucu de até 18 quilos”, disse o gerente, salientando que os pirarucus retirados serão exportados para os Estados Unidos.

3 - ematerO produtor é assistido pelos técnicos do escritório local da Emater de Ariquemes desde década de 80, em várias atividades. Na piscicultura não foi diferente, através da Emater, e com incentivo do governo estadual e das políticas públicas da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), ele teve acesso ao crédito rural. “Ele pegou o custeio para a compra da ração para a piscicultura”, lembra o gerente da Emater.

Segundo Robson, o produtor trabalha com a atividade de piscicultura em sua propriedade há alguns anos, com seis hectares de lâmina de água, onde iniciou criando tambaqui. A maior dificuldade encontrada, no inicio foi a comercialização do tambaqui, sendo assim Geraldo optou em criar pintado e pirarucu.”

3 - despescaO produtor enfatiza que, para o sucesso da criação, sempre realizou as atividades com planejamento e seguiu as orientações dos técnicos da Emater, desde a construção dos tanques até a comercialização. Hoje, além da piscicultura Geraldo também trabalha em sua propriedade com pecuária de leite e corte e está satisfeito com o resultado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wânia Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Piscicultura, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo