Governo de Rondônia
26/04/2024

EDUCAÇÃO RURAL

Com execução direta, Instituto Abaitará terá estrutura ampliada em Pimenta Bueno

25 de janeiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Obra de ampliação é executada pelo DER

Obra de ampliação é executada pelo DER

O Departamento de Estrada de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) está trabalhando na ampliação do Instituto de Educação Rural Abaitará, localizado no município de Pimenta Bueno.

O Projeto de ampliação contempla mais um ala de dormitórios feminino com 104 lugares, dois pavilhões com seis novas salas de aula; academia ao ar livre; duas novas alas de banheiros masculino e feminino e uma área de convivência com paisagismo, bancos e mesas para jogos do tipo dama e xadrez.

O diretor do DER, Ezequiel Neiva, esteve no local vistoriando as obras de ampliação e destacou o compromisso do Governo de Rondônia em promover uma educação de preza pela qualidade no ensino e pelo bem estar da comunidade escolar.

“No ano passado o DER pavimentou 600 metros da estrada de acesso ao Instituto Abaitará e além da pavimentação fez ainda a sinalização, meio-fio, drenagem e uma galeria de concreto, para canalizar as águas das chuvas evitando alagamentos no local”, frisou Neiva.

O local atualmente possui uma quadra esportiva, aviário, aprisco (criação de carneiros), curral, pocilga, laboratório de informática, alojamentos para os alunos e as salas de aula.

O Instituto Abaitará atende 120 alunos, moradores da zona rural, quilombolas, ribeirinhos e indígenas, de mais de 30 municípios de Rondônia que fazem o curso técnico de agroecologia. Eles têm aulas práticas e teóricas, onde desenvolvem rotina de estudos com hortas, ordenha de animais, plantio de cacau e outras culturas, além de viveiros, compostagem e outras atividades.

Com a ampliação das instalações, o Instituto Abaitará poderá trabalhar com a capacidade para atender 320 alunos no sistema de internato, ou seja, nos períodos em que os alunos estão estudando eles tem garantidos alimentação e residência, no próprio instituto.

A obra de ampliação é uma execução direta do Governo de Rondônia, por meio do DER que está com 35 servidores na frente de trabalho e da Sugesp, que por meio de convênio com a Sejus, disponibilizou a mão de obra de 15 reeducandos do projeto de ressocialização realizado pelo governo.

A previsão de conclusão da obra de ampliação é para a primeira quinzena do mês de março.

Leia mais:
Asfaltamento da estrada de acesso ao Instituto Abaitará, em Pimenta Bueno, é concluído


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo