Governo de Rondônia
Sexta, 25 de setembro de 2020

EMPREENDEDORISMO

Com facilitação do certificado digital desde março, Rondônia abriu 6.649 novas empresas

01 de julho de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Abertura de empresas até o início do ano eram feitas na sede da Jucer, agora são digitais

Dados da Secretaria Geral da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer) revelam a abertura de 6.649 novas empresas, desde o mês de março.

“Foram 1.754 naquele mês, 1.160 em abril, 1.477 em maio, e 1.314 em junho”, informou o secretário geral, Leilson Souza, considerando as Micro e Pequenas Empresas Individuais.

Conforme o cômputo da Jucer, de 1º a 31 de março o Estado teve 590 empresas extintas, incluindo micro e pequenas empresas individuais (MEI’s). Em abril 367, em maio 522, e em junho 384.

A pandemia levou a Jucer a modificar sua forma de atuação, para não prejudicar o empresariado. Segundo Leilson Souza, a situação melhorou a partir da parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

“Diminuímos custos para o empresário, que não precisou ir até a Junta para abrir empresas, porque os contadores conseguiram para eles o certificado digital. Estão filiados ao CRC 1,4 mil profissionais.

 

“Todos os serviços são feitos pelo sistema remoto, especialmente certidões; também adotamos o livro digital”, enfatizou Souza.

 

Para participar de licitações, muitas empresas precisavam levar a documentação fisicamente à Jucer, porém, a agregação de serviços facilitou a continuidade do seu ritmo de trabalho. Empresários queixavam-se da maneira como protocolar documentos, até encontrarem as facilidades proporcionadas pela Junta e pelo CRC.

A agilidade também aconteceu, graças à Instrução Normativa nº 62, editada pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI).

“O registro automático é feito pelo contador, via certificado digital”, destacou Souza.

Diversas lives no período de pandemia visaram estimular o empresariado a não esmorecer, nem perder o foco de seus projetos para 2020. Por exemplo, o CRC ajudou a esclarecer diversas instruções normativas, como a de nº 81, considerada uma super instrução normativa, porque reúne tudo em 133 artigos e revogou 50 instruções anteriores. “Era uma reivindicação de todas as juntas comerciais nos estados”, disse o secretário geral da Jucer.

As lives explicativas continuam com acesso das juntas e CRC’s estaduais. Para esta quarta-feira (1º) está programada uma, a respeito da instrução nº 81, das 16h às 17h30 (horário de Brasília), com participação gratuita dos interessados.

 

Leia Mais:

Jucer estimula empreendedores a consolidar negócios após a pandemia

Jucer orienta formação de cooperativas no Interior de Rondônia


Mais Notícias
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ésio Mendes e Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe