Governo de Rondônia
24/04/2024

INCENTIVO

Com incentivo do governo estadual, pequenos produtores do Sul de Rondônia investem na plantação de café clonal

30 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

As 40 famílias instaladas na Agrovila Renascer, em Vilhena, aderiram ao chamamento do governo de Rondônia e estão confiantes de que plantar café é um bom negócio. O projeto governamental tem a meta de ampliar o cultivo do grão elevando a produção para quatro milhões de sacas/ano a partir de 2019.

Roseli e mais quatro pessoas da família residem na agrovila há 11 anos

Roseli Gonçalves de Abreu Pinheiro comanda a família composta por cinco pessoas na agrovila há 11 anos. Como os demais agricultores da localidade, o sustento da família dela sempre foi garantido pela produção de verduras e legumes vendidos no mercado local e nos programas governamentais, como os que abastecem de alimentos às escolas e creches, por exemplo.

“Parece ser fácil lidar com esta cultura, e os indicativos produtivos são animadores, correspondem à expectativa, e se confirmando a produtividade a tendência é ampliar o plantio. Vamos aguardar as primeiras colheitas”, disse a agricultora, que recebeu do governo gratuitamente quatro mil mudas para iniciar o plantio.

Apostando no novo produto, as agricultoras Zilanda Pereira de Souza e Eva Aparecida Rodrigues também receberam quatro mil mudas do café clonal, cada uma. “É uma experiência nova trabalhar com café. Pelas contas que nos apresentaram e a venda garantida não tenho dúvida de que fizemos um bom negócio”, disse Zilanda de Souza, vizinha de Roseli de Abreu.

O café clonal BRS Ouro Preto é fruto de pesquisas científicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Rondônia, e foi desenvolvido com a finalidade de assegurar a produtividade de grãos competitivos no mercado nacional e a rentabilidade ao produtor.

Na Agrovila Renascer, localizada no KM 10, da RO-399, sentido Colorado do Oeste, as mudas foram entregues pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) em fevereiro deste ano. Os agricultores familiares são orientados por extensionistas da Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO).

Leia Mais:

Emater apresenta ações para distribuição de mudas de café em audiência pública na Assembleia Legislativa


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Distritos, Ecologia, Economia, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo