Governo de Rondônia
23/04/2024

AVANÇO

Com moderna técnica, Laboratório Central entrega resultado de exame para diagnóstico de febre amarela em uma semana

04 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) começou a disponibilizar uma nova metodologia para o diagnóstico da febre amarela. A nova técnica está sendo utilizada desde  15 de agosto deste ano. O serviço está disponível para atender os 52 municípios de Rondônia, em  pacientes com suspeita da doença. Antes da implementação, o teste era enviado para o Instituto Evandro Chagas, em Belém,  e demorava, em média, até seis meses. Hoje, o resultado é entrega em apenas uma semana.

ESTRUTURA – Lacen atende os 52 municípios de Rondônia

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. Reveste-se da maior importância epidemiológica por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti.

Segundo o farmacêutico bioquímico do Lacen, Eduardo Honda, a implantação da nova metodologia (PCR – Biologia Molecular) irá contribuir para que a Vigilância Epidemiológica e a Assistência possam tomar medidas efetivas de tratamento e acompanhamento ao paciente em tempo oportuno.

O PCR pode ser feito até o sétimo dia, preferencialmente até o quinto dia, conforme o início dos sintomas da febre amarela. Nessa técnica se pesquisa a presença do material genético do vírus no sangue do paciente.

Segundo o diretor-geral do Lacen, Luiz Tagliani, mesmo com a escassez de recursos, a secretaria estadual de Saúde não tem medido esforços para ampliar a oferta de exames para atender toda a população, como no caso da febre amarela.

O secretário  Williames Pimentel explica Rondônia não registrou nenhum caso em humanos nos últimos 8 anos, mas como tem ocorrido em estados do Sudeste do país, há preocupação. ” Nosso Lacen está pronto para dar uma resposta em tempo hábil ao diagnóstico do paciente e a tomada de medidas de controle epidemiológico no tempo adequado”, registra Pimentel.

Leia mais:
 Com resultados em até sete dias, Lacen realiza em média 600 exames de zika, dengue e chikungunya por mês
 Teste de endotoxina bacteriana em água para hemodiálise do Lacen é certificado pela FioCruz


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo