Governo de Rondônia
23/04/2024

PECUÁRIA

Com mudança na regra para vacinação da brucelose, Emater-RO capacita produtores em Porto Velho

10 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Agricultores e pequenos criadores familiares do município de Porto Velho participam de capacitação em boas práticas de vacinação em gado bovino, ministrada pelo escritório local da Emater-RO. A necessidade de capacitar os vacinadores veio com a autorização do Estado para uso da vacina RB51, cujo protocolo de uso é totalmente diferente do uso da vacina B19 já conhecida pelos produtores.

47 produtores rurais atenderam a convocação da Emater-RO para capacitação

A introdução dessa nova vacina obriga o órgão fiscalizador (Idaron) e a assistência técnica prestada pela Emater-RO a capacitar tanto os vacinadores já cadastrados quanto os novos, pois todos precisam passar pela capacitação antes que se inicie a 29ª campanha de vacinação contra a brucelose, e a partir dessa campanha a marcação dos animais vacinados terá uma mudança. As bezerras vacinadas com a B19 serão marcadas apenas com o numero da era (em 2018 apenas o numero 8) e as vacinadas com a RB51 serão marcadas somente com a letra V.

A novidade exige o recadastramento dos vacinadores antigos e maiores cuidados com a formação de novos vacinadores, mas os agricultores estão atentos às mudanças. Na primeira chamada para capacitação realizada nesta segunda feira, 9, compareceram 47 vacinadores. A liberação de uso da vacina RB51 facilita a vida daqueles produtores que por algum motivo deixaram de vacinar algumas bezerras, e agora com a nova vacina podem imunizar fêmeas de bovinos contra a brucelose, em qualquer idade, enquanto que a vacina convencional b19 só é usada na faixa de 3 a 8 meses vida da bezerra, disse a médica veterinária da Emater-RO, Gilvania Carvalho.

Na verdade a vacina RB51 está no mercado a bastante tempo, mas havia muitas restrições ao seu uso, por causa da pouca disponibilidade, preço mais elevado e por representar maior risco de contaminação para o vacinador, já que é resistente aos principais antibióticos da farmacologia humana, por isto, havia  a necessidade de autorização para o uso por parte da agencia fiscalizadora, no caso a Idaron (Agencia de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia).

A liberação de  uso da vacina RB51 exige que seja aplicada por vacinador treinado e supervisionado por médico veterinário cadastrado no MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), ela facilita para os criadores a imunização das bezerras que passaram da idade e por algum motivo não tinham sido vacinadas, mas os veterinários recomendam ao produtor dar preferência pela vacina B19, por causa do custo menor e porque a RB51 além de ser resistente a alguns antibióticos, pode mascarar exames na analise clinica, apresentando maior probabilidade de resultados falsos positivos.

Leia mais:
Conselho barra emissão de laudos sobre brucelose e tuberculose animal por profissional não especializado em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes e Robson Paiva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Cursos


Compartilhe


Pular para o conteúdo