Governo de Rondônia
23/04/2024

AVANÇOS

Com novas tecnologias e modernização na gestão, Fhemeron amplia a capacidade de atendimento

11 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Novas máquinas para análises das amostras de sangue utilizam tecnologia de ponta

Novas máquinas para análises das amostras de sangue utilizam tecnologia de ponta

Visando aumentar o estoque de sangue e a qualidade no atendimento, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) investe em novas tecnologias, na modernização da gestão e destaca os avanços obtidos com a iniciativa que fez com que a instituição fosse reconhecida entre os dez melhores hemocentros do Brasil.

O presidente da Fhemeron, Orlando José Ramires, explica que por meio de um contrato de aluguel de máquinas com tecnologia de ponta, o que há de melhor no mercado nacional para a realização de sorologia com fornecimento de insumos, foi possível mudar o padrão tecnológico de exames – que era o Elisa – para a Quimioluminescência em todos os parâmetros. “Esta mudança resultou em um aumento significativo na capacidade para a realização dos exames que, com o sistema anterior, fornecia no máximo 180 mostras de sangue diárias. E hoje, com a ‘Quimioluminescência’ pode fornecer até 400 mostras diárias”, afirmou.

Atualmente, a fundação conta com duas máquinas de “Quimioluminescência” no hemocentro de Porto Velho, para fazer a análise do material colhido nos seis hemocentros que estão nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Vilhena e Guajará-Mirim. No entanto, segundo Ramires, em breve a Fehemeron irá adquirir mais duas máquinas, podendo dobrar a capacidade de fornecimento de mostras.

O presidente destaca ainda que o estoque de bolsas de sangue depende da demanda solicitada. “Uma bolsa de sangue tem um prazo de validade. O que fazemos para atender a demanda é uma política de captação de sangue que trabalha a logística e a rotatividade das bolas de sangue para que não haja estoque vencido”, frisou.

A Fhemeron de Porto Velho realiza diariamente cerca de 100 coletas de bolsas de sangue. Em períodos de maior demanda, como nas festas de fim ano e no Carnaval, as campanhas de conscientização contribuem para que haja um aumento de doadores no hemocentro.

Além dos avanços na reestruturação física dos hemocentros, que hoje atendem o padrão exigido pela Agencia Nacional de Vigilância e Sanitária (Anvisa), Orlando José Ramires destaca ainda outra grande conquista, fruto de um choque de gestão, que a é conclusão do projeto de reforma administrativa da Fundação, com impacto negativo na folha de pagamento do governo e cria mecanismo para a valorização do servidor público, como a função gratificada entre outras. O projeto aguarda a análise e a aprovação da Assembleia Legislativa.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Maicon Lemes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo