Governo de Rondônia
29/03/2024

EXTENSÃO RURAL

Com recursos do Pacto Federativo, Seagri faz nova entrega de computadores à Emater-RO

08 de dezembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) oficializou nesta quinta-feira (7), a entrega de mais 23 computadores para a Emater-RO. Os bens adquiridos com recursos remanescentes do Pacto Federativo serão repassados para os escritórios do Território Madeira Mamoré, em continuidade a uma ação iniciada em 2012, quando além dos equipamentos, foram entregues veículos automotivos, barcos e ônibus. Os novos equipamentos contribuirão para que a Emater-RO continue levando ao agricultor familiar políticas públicas que contribuam para o aumento da renda da família no campo.

Lançado em 2009, pelo então Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), hoje Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), o Pacto Federativo oficializou um acordo entre o governo federal e os governos estaduais do Nordeste e Amazônia legal com o intuito de promover o acesso qualificado às políticas públicas, em especial a de inclusão e de redução de desigualdades. Em Rondônia foi assegurado um investimento no valor de R$ 4.846.111,12 para ações de assistência técnica e extensão rural (Ater).

O Pacto Federativo assegurou um investimento no valor de R$ 4.846.111,12 para ações de Ater.

A primeira etapa foi entregue somente em 2012, durante a visita do então ministro do MDA, Pepe Vargas. Na época foram entregues 38 veículos para atender às necessidades das regiões de Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho. Em 2015, foi entregue uma nova remessa contendo 100 computadores completos, 18 impressoras, 03 notebooks, 110 estabilizadores, 15 projetores de multimídia e 69 aparelhos GPS, atendendo a necessidade dos territórios Madeira Mamoré, Central e Vale do Jamari no fomento à atividade produtiva e a geração da renda da agricultura familiar locais.

A entrega dos 23 novos computadores foi realizada no antigo prédio da Emater-RO, em Porto Velho, com a presença da secretária adjunta da Agricultura, Mary Braganhol e do diretor-presidente da Emater-RO, Francisco Coutinho. Os equipamentos, somados aos já entregues, supera a meta preestabelecida para aquisição de equipamentos tecnológicos com recursos do pacto federativo e deverão dar um novo fôlego ao trabalho no campo.  “Esses equipamentos serão de extrema importância para o trabalho de nossos extensionistas nas atividades diárias como crédito rural, planejamento e os serviços de campo”, explicou Coutinho.

Veja mais notícias da Seagri


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária


Compartilhe


Pular para o conteúdo