Governo de Rondônia
18/03/2024

BOA GESTÃO

Com saúde financeira confortável, Rondônia larga na frente e paga salário de dezembro neste sábado, 15

14 de dezembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O planejamento desencadeado para o equilíbrio financeiro do estado de Rondônia mais uma vez foi comprovado e, a exemplo dos meses anteriores, o Governo Estadual anuncia a antecipação do pagamento 100% dos servidores públicos que estará na conta-corrente neste sábado, 15. Com isso, o próximo governador eleito receberá o Estado com a folha de pagamento em dia e crescendo em vários setores da economia. O assunto foi amplamente debatido entre o governador Daniel Pereira  e o secretário de Finanças (Sefin), Franco Ono, durante a exibição do programa Papo Reto, ancorado pelo próprio governador com transmissão ao vivo pela página do Facebook.

Com a antecipação do pagamento do pagamento dos servidores, as medidas vão ao encontro de uma pesquisa feita pela “Tendências Consultorias Integrada” e publicada pelo Portal G1 (Economia), no último dia 14.  A reportagem traz a informação de que seis Estados irão começar um novo mandato com uma situação fiscal considerada muito boa ou boa. De acordo com o levantamento, apenas os governadores de Amapá, Espírito Santo, Amazonas, Rondônia, Tocantins e Paraíba receberão as contas públicas em boas condições.

O Governo de Rondônia já havia antecipado o pagamento do 13º pago, ocorrido no dia 30 de novembro. “Rondônia foi o único Estado do Brasil a pagar o 13º integral do seus servidores no dia 30 de novembro. E, agora, é o único do país que está antecipando o pagando os salários dos servidores públicos estaduais do Poder Executivo neste sábado, dia 15. É primeira vez que isso acontece. Poderíamos deixar esse dinheiro guardado e pagar na véspera de Natal, uma vez que nosso planejamento inicial seria pagar dia 21 deste mês, mas estamos antecipando 6 dias graças a uma gestão eficiente feito pelo secretario de Fazenda e também ao nosso empresariado”, destacou o governador.

Daniel Pereira acrescenta que o crescimento econômico permite que o Estado seja menos dependente do Governo Federal, colocando como exemplo que 70% do que o Estado arrecada é produzido em Rondônia e apenas 30% é receita de transferência, ou seja, do Fundo de Participação dos Estados garantidos pelo Governo Federal. “Nos últimos anos, o crescimento econômico tem colocado o Estado menos dependente do Fundo de Participação. A perspectiva é que daqui a 8 anos Rondônia terá 90% receita própria e apenas 10% receita externa”, calcula o governador.

O próprio secretário Franco Ono define toda a preocupação e garantir do pagamento antecipado dos servidores como reflexo do planejamento feito pelo Governo. “É um fato histórico. Há 20 anos dependíamos de 60% do repasse do Fundo de Participação. Hoje, dependemos apenas de 30%. É lógico que com os esforços feitos pelo então governador Confúcio Moura e o trabalho desenvolvido pelo atual governador Daniel Pereira, garantiram uma gestão com seriedade e controlando a despesa e aumentado a receita própria. Rondônia continua crescendo mesmo com todas as dificuldades que surgiram. Tudo está sendo possível graças ao esforço da Administração em adotar um modelo de gestão austero e enxuto, que trabalha nos limites de um modelo de governança pública de resultado, que privilegia o interesse público”, disse o secretário.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia


Compartilhe


Pular para o conteúdo