PRESÍDIOS

Comandante da PM discute segurança externa dos presídios

03 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

pm-cgi-01Preocupado com as condições de trabalho dos policiais militares que atuam nas guaritas dos estabelecimentos prisionais do Estado, o coronel PM Fernando Luiz Brum Prettz, comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, discutiu com o Gabinete de Gerenciamento Institucional – GGI as condições de segurança externa destas unidades, cuja atribuição legal é da corporação policial.

Na reunião, foram destacados os avanços no sistema prisional e a construção de unidades prisionais para atender as demandas do Estado, investimentos na aquisição de tornozeleiras para monitoramento dos apenados que saem para trabalhar, e estruturação de uma área específica para trabalho dos sentenciados. Também foram relatadas deficiências estruturais dos postos de serviço utilizados pela Polícia Militar, além de área de segurança externa de grande parte das unidades da capital e interior.

O GGI é um organismo do Estado em que têm assento nas representações dos órgãos federais estaduais ligados aos assuntos de Segurança Pública. As decisões do gabinete são através da maioria do colegiado.

Demandaspm-cgi-02

Durante a reunião, o coronel PM Prettz anunciou que fará estudos para melhorar a guarda nas unidades prisionais. Ele disse ainda buscará atender as demandas mais urgentes em relação aos postos de serviço da PM e área de segurança no entorno dos presídios. Como alternativa, apresentará à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec um estudo para viabilizar o monitoramento da área externa dos presídios com câmeras e sensores de aproximação para tornar mais eficaz a segurança externa.

Participaram da reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI/SESDEC), o Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Antonio Carlos dos Reis, o secretário adjunto da Sesdec, coronel PM César Adilson Bandeira Pinheiro, o secretário de Justiça, coronel PM Paulo César de Figueiredo, o secretário adjunto do Planejamento, Orçamento e Gestão, Pedro Antonio Afonso Pimentel, o coordenador regional de Policiamento-I, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá e o comandante da Companhia Independente de Polícia de Guarda, major PM Valdemir Carlos de Goes. Estavam presentes ainda  o representante da Secretaria de Estado de Finanças, Patrick Robertson de Carvalho, e o engenheiro José Eduardo Guidi, representante do Departamento de Estradas de Rodagem e Transporte de Rondônia (Deosp).

Polícia, Segurança