Governo de Rondônia
19/04/2024

Segurança

Comandante vai chamar policiais militares cedidos a órgãos públicos

30 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

prettz-fala-06

Os policiais militares que estão lotados em órgãos públicos e fora das funções profissionais terão que retornar ao serviço policial para atender as demandas da população. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30), pelo coronel PM Fernando Luiz Brum Prettz, comandante geral da Polícia Militar, durante café da manhã que reuniu o Conselho Comunitário de Segurança, que é formado lideranças comunitárias, no quartel do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM). Prettz também ouviu sugestões e elogios de presidentes de associações de moradores ao trabalho realizado nos bairros.

O café da manhã no 5º BPM é um encontro que acontece toda última sexta-feira do mês. Nela, é reforçada a integração da Polícia Militar com a comunidade. As lideranças representam os bairros da cidade e, na ocasião, apresentam propostas e apontam demandas, ao mesmo tempo em que são buscadas soluções.

prettz-cafe-05m

O tenente-coronel PM Alexandre Luiz Freitas Almeida, comandante do 5º BPM, considera esta parceria fundamental para que a Polícia Comunitária seja consolidada e para que missão do batalhão seja realizada com eficiência.

 Cedência

Nesta manhã, falando aos líderes comunitários, o comandante geral da PM, coronel Prettz, lembrou que há déficit de efetivo e que cerca de 400 policiais estão em fora das funções, prestando serviço em órgãos públicos. Ele disse que vai pedir formalmente o retorno deste contingente para que a instituição possa utilizar melhor os recursos humanos.

Segundo Prettz, a transposição de servidores estaduais para os quadros da União deve acelerar a aposentadoria de policiais e isto vai provocar ainda mais baixas nos quadros da PM.

O comandante da PM também informou que estão em andamento gestões para que a Força Nacional de Segurança instale uma base em Porto Velho, o que vai representar um reforço substancial na prestação de serviços à população, pois haverá efetivo para uso imediato quando houve necessidade.

prettz-ruslan-08m

O líder comunitário Ruslan Magalhães de Abreu, representa o Setor 16, que engloba os bairros Marcos Freire, Ulisses Guimarães, Ronaldo Aragão, Mariana, São Francisco, Airton Sena, além do setor chacareiro e bacia leiteira. Ele diz que foi roubado três vezes e que a situação melhorou com a vigência do Conseg. Ele quis saber quando será instalado o posto policial em sua região e foi informado que ainda faltam algumas providências, que independem da PM.

prettz-elias-07

Elias Soares, representante de bairros da Zona Sul, parabenizou o 5º BPM por fortalecer a relação com a comunidade e destacou que a situação em sua região melhorou muito. “Sabemos que ainda não é o ideal, mas há avanços que devem ser considerados”, afirmou.

Criminalidade

prettz-almeida-03

O coronel PM Luiz Alexandre Almeida disse que o policiamento nos bairros de abrangência do 5º BPM se fortalece no apoio que recebe da comunidade. “Ninguém é mais autêntico que a população para debater e buscar soluções para o combate a criminalidade”, destacou.

O Conselho Comunitário de Segurança – Conseg reúne representantes da segurança pública e da comunidade para discutir e propor melhorias para enfrentamento da criminalidade. Para isto, a cidade foi dividida em setores e, estes, por bairros.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Marcos Freire e Polícia Militar
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Polícia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo