Governo de Rondônia
26/04/2024

ESPORTE ESCOLAR

Combates no judô e disputas na natação são etapas finais dos Jogos Escolares em Ji-Paraná

24 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A judoca Débora Valentim, de Pimenta Bueno, participa pela primeira vez do Joer

 

Os judocas classificados na etapa estadual infantil (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) serão conhecidos nesta quinta-feira, em Ji-Paraná. As provas da natação terminam amanhã, sexta-feira (25), nas categorias infantil e juvenil (15 a 17 anos). O Joer envolve nesta etapa estadual 1581 alunos-atletas, técnicos e dirigentes de 250 escolas públicas e privadas de 48 municípios.

A judoca Débora Cristina Valentim da Silva, 12 anos, já garantiu a classificação, no final da tarde de quarta-feira (23). “O judô me ensina disciplina e respeito. Em Curitiba quero pódio de novo”, disse a estudante da escola estadual Anísio Serrão, de Pimenta Bueno, inspirada na judoca da seleção brasileira Amanda Arraes, de quem recebeu a medalha de ouro.

“A derrota no Joer é um incentivo para minha dedicação”, disse Mário Adorno

Estudante na escola estadual Raimundo Mesquita, em Costa Marques, o judoca Mário Vinícius Adorno, 12 anos, perdeu pela primeira vez uma competição. Mesmo assim, ele segue confiante no esporte alimentando a certeza de que esse é o caminho na vida dele.

“Ganhar medalha, ser reconhecido na escola, viajar, conhecer lugares e pessoas é muito bom. Essa derrota é um incentivo a dedicar mais no tatame”, declarou o faixa laranja, que treina judô há oito anos e nunca perdeu uma competição regional.

Para o técnico José Oliveira, responsável pela maior delegação de judocas no Joer, a de Porto Velho, o nível técnico da competição melhorou em relação ao ano passado. “Estamos confiantes em voltar para casa com oito ouros”, disse Oliveira. Os combates no judô seguem nesta quinta-feira na escola estadual Marechal Rondon.

As provas da natação ocorrem durante toda esta quinta e sexta-feira no esporte clube Vera Cruz. Os classificados do infantil participam dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em setembro em Curitiba, e os da categoria juvenil, a competição em nível nacional acontece de 16 a 25 de novembro, em Brasília (DF).

Na noite de quarta-feira, no Centro de Convivência, foram eleitos por uma banca de júri o Garoto e a Garota Joer. Venceram os candidatos de Ji-Paraná, e de Vilhena.

O Joer encerra no sábado (26) pela manhã com finais no futsal, voleibol. Basquetebol e handebol. O evento esportivo é uma organização e realização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Veja galeria de fotos do Joer em Ji-Paraná

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Esporte, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo