JOER 2015

Começa fase Noroeste dos Jogos Escolares no município de Jaru

11 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Aluno da Escola Capitão Silvio de Farias acenderam a pira olímpica na abertura do Joer, em Jaru

Aconteceu na noite dessa quarta-feira (10) a cerimônia de abertura da fase regional Noroeste dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), no município de Jaru. Junto com a cidade anfitriã, mais cinco municípios da região estavam presentes: Machadinho do Oeste, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Vale do Anari e Mirante da Serra.

Além das delegações, a solenidade de abertura contou com a presença de várias autoridades, entre elas, as coordenadoras regionais de Educação de Jaru, Núbia Morali; de Machadinho, Marisa Brandelero; e de Ouro Preto do Oeste, Genedite Torres; alem da professora Ana Maria Pegorer, representando a Secretaria Municipal de Educação (Semed); a secretária executiva regional, Nádia Eulália, professores, diretores e alunos dos municípios envolvidos na etapa regional do Joer.

Acompanhando a delegação de Mirante da Serra, Genedite destacou que os atletas já são campeões, independente dos resultados obtidos na etapa da competição.

Ana Maria lembrou do professor de educação física na rede municipal de ensino, Carlos Alves Fátima, falecido no último dia 2; comentou sobre a integração que o esporte proporciona e acredita que os jogos devem ser vistos com amor e respeito. Além disso, a representante do município de Jaru explicou que o sucesso do evento é devido ao empenho de alunos e professores envolvidos na competição.

Para a secretária executiva regional, Nádia Eulália, a realização da fase regional Noroeste do Joer no município é um momento ímpar e de confraternização, além de descoberta de grandes talentos. Nádia citou investimentos feitos pelo governo estadual no setor educacional e desejou sucesso a todos os envolvidos no Joer.

A coordenadora regional de Educação de Machadinho do Oeste, Marisa Brandelero, que representou também o município de Vale do Anari, afirmou que os jogos escolares têm proporcionado a descoberta de grandes talentos na área esportiva.

Para Núbia Morali, os valores alcançados durante o Joer terão reflexos na vida dos alunos em todos os ambientes por onde frequentarem. Ela parabenizou os professores de educação física, pais, alunos, diretores e toda a equipe pelo trabalho desenvolvido na recepção das delegações de outros municípios, bem como, na condução dos jogos de cada modalidade.

A abertura contou com apresentações dos alunos da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Jaru, estudantes do ensino integral da Escola Estadual Nilton Araújo e o grupo “Os Assanhados”. Os alunos da Escola Estadual Capitão Silvio de Farias, que foram campeões estaduais no futsal infantil masculino em 2014, entraram na quadra de esportes com a tradicional tocha olímpica, encerrando a solenidade.

A coordenadora de educação física da Semed de Jaru, Daniela Lima, aproveitou também para homenagear o professor Carlos Alves Fátima com uma faixa afixada no local da cerimônia em memória do profissional falecido há poucos dias.

A Fase Regional dos Jogos Escolares de Rondônia em Jaru prossegue até a próxima segunda-feira (15) em vários locais do município.

Texto: Elias Gonçalves
Fotos: Elias Gonçalves