24/04/2024

INTERCÂMBIO

Começa fase presencial do programa Conexão Mundo em Porto Velho

05 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A fase presencial do programa Conexão Mundo foi iniciada nessa segunda-feira (4), no auditório do Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. Trata-se de uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Ong Us-Brazil Connect, que favorece o aprimoramento na fluência do idioma inglês.

Alunos selecionados têm oportunidade aprender inglês e ainda conhecer os Estados Unidos

A programação ocorrerá em quatro momentos distintos: 1) fase de interação online; 2) fase de interação presencial; 3) retorno à fase online e 4) finalmente, após a fase de seleção de alguns alunos, que apresentarem maior evolução no idioma, estes terão a oportunidade de realizar a viagem de imersão aos Estados Unidos para um programa de estudos e atividades culturais durante duas semanas.

Nesta segunda fase, uma equipe de americanos, coaches e coordenadores está em Porto Velho para interagir com os alunos no período de 4 a 22 deste mês. No decorrer deste período, todos os alunos estarão reunidos no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) Padre Moretti, na rua Herbert Azevedo, 1649, bairro São Cristóvão, das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Além da aprendizagem da língua inglesa com nativos, os alunos participarão de várias atividades lúdicas, como produção de vídeos, oficinas de música e dança, visita a uma indústria local, prática de atividades esportivas, entre outras.

“Este Programa representa um marco no ensino de línguas estrangeiras no Estado de Rondônia, pois traz uma oportunidade inigualável de aprendizagem, baseada na afetividade construída na relação de amizade entre os jovens brasileiros e americanos”, afirmou   o coordenador do Conexão Mundo pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Djair de Sousa.

Participaram da solenidade, o secretário adjunto da Educação, Márcio Félix; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé; a presidente da Ong Us Brazilk, Mary Gershwin; a superintendente do Serviço Social da Indústria, Elisabeth Urban; e a subgerente de Ensino Médio da Seduc, Eline Silva Costa.

De acordo com Marcelo Thomé, o objetivo do programa é proporcionar experiência única de qualificação para os brasileiros, ao atribuir a devida importância do idioma inglês para a vida pessoal e profissional dos estudantes.

“O Conexão Mundo foi, sem dúvidas, o melhor momento e a melhor experiência da minha vida. Eu tive a oportunidade de aprender inglês de uma forma divertida, fazer amizades e aprender sobre a cultura norte-americana. Tive o privilégio de ir a Denver, no Colorado, em 2013”, afirmou Thaiane Cristino.

O secretário Márcio Félix lembrou que o Estado de Rondônia, que foi agraciado mais uma vez, apoia o programa, e que sem dúvida o projeto contribui para o avanço do ensino. Ele afirmou ainda que solicitará junto ao governo a renovação do convênio, da parceria da Seduc com o programa.

Tiveram oportunidade de falar sobre a importância do Conexão Mundo, os alunos que participaram do programa em anos anteriores, e que foram contemplados com a viagem aos Estados Unidos. Eles incentivaram os demais estudantes, por meio dos relatos das experiências vividas por eles, a se esforçarem, dedicarem e extraírem o máximo de informações de seus coaches.

“Nem começou a fase presencial direito e já estou amando. Estou muito ansiosa para conversar com meu coach”, comentou Amanda Azevedo, estudante da Escola Anísio Teixeira, participante da edição deste ano.

Além dos 48 estudantes da Escola Anísio Teixeira selecionados para esta fase, estiveram presentes o superintendente do Senai, Valério Duarte; o superintendente da área compartilhada do Sesi/Senai, Paulo César; representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Denis Baú; e a conselheira do Sesi e Senai e também representante do Ministério do Trabalho, Tereza Janete.

Texto: Claudilene Regis
Fotos: Quintela