Governo de Rondônia
18/04/2024

CAPACITAÇÃO

Começa na quinta-feira V Encontro Estadual de Segurança do Paciente direcionado a profissionais da saúde e acadêmicos, em Porto Velho

02 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

 

Medicamento com prescrição e na dose correta é um dos debates do encontro que orientará sobre segurança do paciente

Reduzir em 50% os danos graves e evitáveis associados a medicamentos. Esse é o terceiro desafio Global lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e será tema do 5° Encontro Estadual de Segurança do Paciente que acontecerá no auditório do Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, na quinta (5) e sexta-feira (6), das 8h às 18h. De acordo com a gerente técnica da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Vanessa Ezaki, a ideia é fortalecer a orientação para prática segura do uso de medicamentos em todos os hospitais de Rondônia.

O encontro compreende dois cursos e acontece em parceria com o Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil). A palestrante convidada é a farmacêutica Mariana Martins Gonzaga do Nascimento, que vem de Belo Horizonte e é referência Nacional sobre o uso de medicamentos. Na quinta-feira (5), o cursos é sobre Segurança clínica no uso de medicamentos – Garantindo uma farmacoterapia efetiva e segura para nossos pacientes; e na sexta-feira (6) é o de Farmacoteparia clínica e terapêutica de doenças infecciosas, direcionado ao uso racional de antimicrobianos.

O encontro é voltado para profissionais de saúde atuantes em núcleos de segurança do paciente e comissões de controle de infecção de hospitais públicos, privados e filantrópicos de todo o Estado. Foram convidados 150 profissionais, mas o evento também é aberto para acadêmicos e outros profissionais que queiram se inscrever até hoje (2) pelo e-mail visa.agevisa.ro@gmail.com com informação do nome completo, CPF; e-mail; cargo e instituição que trabalha ou estuda.

O evento também faz referência aos cinco anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente completados no dia 1° de abril.  ‘‘No mês de abril o Ministério da Saúde convoca todos os estados a fazerem capacitações e sensibilizações dos profissionais de saúde, pacientes e familiares as seis metas internacionais de segurança do paciente’’, assegura Vanessa.

A gerente técnica explica as metas a serem alcançadas: identificar o paciente corretamente, melhorar a comunicação efetiva entre os profissionais da saúde, melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgias com local de intervenção correto, higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

‘‘Todas essas seis metas foram pensadas considerando as falhas de assistência que mais acontecem dentro do sistema de saúde. Foram criadas para se reverter o quadro que se encontra na atualidade. São procedimentos importantes para evitar erros graves como, por exemplo, retirar um rim sadio em lugar do doente. Assim também como a higienização das mãos que é uma medida simples, mas que contribui e muito para evitar infecções hospitalares’’, avalia Vanessa.

REFERÊNCIA

Em Rondônia, as práticas seguras do uso de medicamentos são promovidas pela Agevisa através do Programa Estadual de Segurança do Paciente. ‘‘A coordenação atua apoiando os hospitais estaduais na realização de eventos de conscientização. A cada mês tem um hospital público realizando ação voltada para segurança do paciente. Além de evidenciar riscos e notificar eventos adversos. Também há um núcleo de educação permanente dentro dos hospitais que está lá para apoiar outros núcleos nas capacitações’’, disse a gerente técnica.

Rondônia também contou, segundo a gerente técnica, durante dois anos com a assessoria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz que está entre os seis hospitais de excelência no país. No Estado, ele atuou na promoção de boas práticas de trabalho, de plano de ação e execução de normas dentro dos hospital de Base Ary Pinheiro, Cosme e Damião, Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e Maternidade Mãe Esperança.

Atualmente dois hospitais do Estado, o Hospital Regional de Cacoal e o Hospital de Base em Porto Velho, desenvolvem o projeto ‘‘Segurança do Paciente em Larga Escala’’ voltado para as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). ‘‘Rondônia na região Norte é referência em implantação de núcleos de segurança do paciente e é um dos maiores estados notificadores, ou seja, as pessoas estão perdendo o medo de notificar e desta forma conseguimos avançar a correção das falhas de assistência’’, afirma Vanessa.

Leia mais.

Qualidade e investimento em capacitação de profissionais são destacados na 2ª Jornada de Segurança do Paciente do Hospital de Base, em Porto Velho

 Técnicos da área de saúde começam na terça-feira debate sobre segurança do paciente do Hospital de Base de Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo