Governo de Rondônia
25/04/2024

EDUCAÇÃO

Começa o Censo Escolar 2019 para as escolas da rede estadual

31 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os gestores escolares devem estar atentos as coletas de dados do Censo Escolar 2019

Começou na última quarta-feira (29) a comemoração do Dia Nacional do Censo Escolar e que marca o período de coleta de dados do Censo Escolar 2019 e que é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O secretário de Estado da Educação de Rondônia, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu disse que o prazo se encerra em 31 de julho e os gestores escolares devem estar atentos para o censo escolar.

Suamy disse que o registro dos dados deverá ser feito por todas as escolas da rede pública do Estado de Rondônia, exclusivamente pela internet, no Sistema Educacenso e as instituições deverão informar os dados da matrícula inicial. Esta etapa do Censo Escolar tem foco nas informações sobre escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.

Os gestores escolar devem atentar para o aprimoramento do processo de coleta. O Inep, segundo o secretário Suamy, implantou algumas novidades nesta edição, como o “formulário do gestor escolar”, que vai coletar dados sobre a formação acadêmica do dirigente escolar, os critérios de acesso ao cargo, o tipo de vínculo com a instituição de ensino, entre outros. O formulário da escola passou por adequações, a fim de garantir uma coleta de dados mais específica e completa.

O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa estatística realizada anualmente com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação, além da participação de todas as escolas públicas e privadas do país.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo