Governo de Rondônia
25/04/2024

REUNIÃO

Rondônia inicia preparativos para maior evento nacional da área de ciência e tecnologia

26 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sepog, Waldeneide Rangel, apresentou a equipe responsável pelo evento

Gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sepog, Waldeneide Rangel, apresentou a equipe responsável pelo evento

Com o tema “Luz, Ciência e Vida”, a 12ª edição da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) foi anunciada para outubro, nessa quarta-feira (25), durante reunião entre coordenadores do evento e instituições parceiras, no auditório do Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho. O evento que será realizado simultaneamente em todo o País é considerado o maior do segmento científico. Em Rondônia, a Semana é realizada desde 2004 sob a coordenação da ela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

Ao abrir o encontro, a gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sepog, Waldeneide Rangel, apresentou a equipe responsável pela realização do evento e destacou a importância da parceria para o sucesso da Semana, que em 2014 ficou em quarto lugar no Brasil em número de atividades realizadas.

Mais de 20 instituições públicas e privadas de ensino, entre outras representações, marcaram presença na reunião demonstrando interesse em firmar parceria com o estado para promover a popularização da ciência, tecnologia e inovação em Rondônia.

O coordenador da Semana, Emanuel Mirtil, lembrou que durante quatro anos consecutivos Rondônia se destacou na realização do evento, ficando em primeiro lugar na quantidade de atividades, e que neste ano é preciso resgatar o lugar no pódio fortalecendo parcerias. “A preparação do evento inclui reuniões periódicas e assinaturas do termo de cooperação com  parceiros que fizerem adesão à Semana”, explicou Mirtil.

TEMA

Representantes de várias instituições participaram da reunião  preparatória

Representantes de várias instituições participaram da reunião preparatória

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou que 2015 será o ano internacional da luz e das tecnologias baseadas em luz. Com base nesse decreto, a 12ª edição da SNCT agregou o tema luz à ciência e à vida. A partir desse contexto, as instituições parceiras irão desenvolver suas atividades.

Segundo o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Tecnologia da Eletrobras Eletronorte, Orlando Francisco, o tema é importante principalmente por contextualizar o apelo vivenciado hoje sobre o aquecimento global. Para ele, a luz faz parte da questão ambiental, pois abrange diversas modalidades. “A luz que gera energia pode ser da natureza ou forçada e as duas podem ser danosas quando utilizadas de forma incorreta. O tema é fundamental porque vai mexer com a vida de cada um, uma vez que todas as formas de luz merecem respeito ao ser tratadas, devido à influência que exercem na vida do homem”, destacou Francisco.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo