Governo de Rondônia
29/03/2024

PROGRAMAÇÃO

Comemoração do Dia da Mulher terá marcha pelo fim da violência doméstica em Rondônia no dia 18

07 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Violência contra mulheres, um problema antigo e sem fronteiras. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde, 35% das mulheres em todo o mundo já sofreram algum tipo de violência física e/ou sexual. No Brasil, uma mulher é espancada a cada 15 segundos e os agressores muitas vezes estão dentro de casa.

Conforme levantamento realizado pela Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Disque 180), em mais de 60% dos casos atendidos o agressor tem ou teve algum vínculo afetivo com a vítima. Em Rondônia, ainda como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, será realizada mobilização pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher, no próximo dia 18, com concentração às 7h na avenida Tiradentes com a avenida Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho.

A iniciativa é do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/RO) em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) que busca conscientizar a sociedade para o enfrentamento desse problema.

‘‘Convidamos mulheres de diversos movimentos e segmentos da sociedade para juntas darmos visibilidade para as políticas de violência contra a mulher e o empoderamento da mulher no mercado de trabalho. Também vamos aproveitar a marcha para conscientizar a população sobre seus direitos’’, afirmou a gerente de Politicas Públicas para Mulheres da Seas e membro do CEDM/RO, Ana Paula Lemos.

A marcha faz parte da programação do 1º Encontro Estadual de Mulheres em Ação. Após percorrer as avenidas Tiradentes, Rio Madeira e Calama, as atividades em homenagem às mulheres terão continuidade no Parque da Cidade com oficinas, palestras, Justiça Rápida, cursos de maquiagem e salão de beleza, testes rápidos, sorteio de brindes e outros serviços oferecidos por parceiros. Bandas gospel locais farão o encerramento do encontro.

Ana Paula aponta que em Rondônia as políticas públicas para mulheres têm avançado. Um exemplo disso são as unidades móveis (ônibus lilás) direcionados à Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no Campo, Floresta e Águas.

‘‘Nós temos uma equipe multidisciplinar que inclui assistente social, psicóloga e assessoria jurídica para atender às mulheres do campo e da floresta que têm seus direitos violados e possuem dificuldade de chegar até os centros das cidades para receber o atendimento adequado. A Seas e a Gerente de Politicas Públicas para Mulheres têm desenvolvido um trabalho excelente. Atendemos muitas demandas e encaminhando para os órgãos competentes’’, disse a gerente.

Fortalecer as políticas públicas para as mulheres. Essa é uma missão que a Seas tem se empenhando em realizar no estado. ‘‘Falta muito ainda, mas nós estamos trabalhando com ações e projetos que venham mudar essa situação em que as mulheres encontram dificuldade de se empoderar mais na política e de terem seus direitos garantidos porque os direitos à igualdade não estão sendo usados da maneira que é para serem usados. As mulheres têm sido violadas’’, afirmou.

PROGRAMAÇÃO

7h – Marcha: Passeatas e carreatas da população pelo fim da Violência Doméstica e Familiar contra Mulher e Não à Pedofilia;

– Chegada das caravanas de todos os municípios do estado;

– Concentração na avenida Tiradentes c/a Governador Jorge Teixeira (ao lado da Havan)

– Percurso do caminho: Saída da av. Tiradentes, seguindo à direita pela avenida Rio Madeira, virando à esquerda pela Calama;

– Chegada ao local do Evento/Parque da Cidade, às 10h.

12h – Estandes: Oficinas, Palestras, Justiça Rápida, Cursos rápidos de maquiagem e salão de beleza, Emissão de documentos, Teste rápidos: aferição de pressão, diabetes, Exames de preventivos do colo de útero e câncer de mama, Entrega dos resultados de exames, Distribuição de Materiais, Sorteio de brindes e kits de produtos cosméticos.

18h – Apresentação de cantores e bandas das igrejas Católica e Evangélicas locais.

Leia mais:

Ônibus Lilás vai levar atendimento a mulheres vítimas de violência no campo; confira itinerário

Aumenta participação da mulher no setor produtivo rural em Rondônia

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo