Governo de Rondônia
Sexta, 26 de fevereiro de 2021

PROGRAMAÇÃO

Comemoração do Dia da Mulher terá marcha pelo fim da violência doméstica em Rondônia no dia 18

07 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Violência contra mulheres, um problema antigo e sem fronteiras. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde, 35% das mulheres em todo o mundo já sofreram algum tipo de violência física e/ou sexual. No Brasil, uma mulher é espancada a cada 15 segundos e os agressores muitas vezes estão dentro de casa.

Conforme levantamento realizado pela Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Disque 180), em mais de 60% dos casos atendidos o agressor tem ou teve algum vínculo afetivo com a vítima. Em Rondônia, ainda como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, será realizada mobilização pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher, no próximo dia 18, com concentração às 7h na avenida Tiradentes com a avenida Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho.

A iniciativa é do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/RO) em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) que busca conscientizar a sociedade para o enfrentamento desse problema.

‘‘Convidamos mulheres de diversos movimentos e segmentos da sociedade para juntas darmos visibilidade para as políticas de violência contra a mulher e o empoderamento da mulher no mercado de trabalho. Também vamos aproveitar a marcha para conscientizar a população sobre seus direitos’’, afirmou a gerente de Politicas Públicas para Mulheres da Seas e membro do CEDM/RO, Ana Paula Lemos.

A marcha faz parte da programação do 1º Encontro Estadual de Mulheres em Ação. Após percorrer as avenidas Tiradentes, Rio Madeira e Calama, as atividades em homenagem às mulheres terão continuidade no Parque da Cidade com oficinas, palestras, Justiça Rápida, cursos de maquiagem e salão de beleza, testes rápidos, sorteio de brindes e outros serviços oferecidos por parceiros. Bandas gospel locais farão o encerramento do encontro.

Ana Paula aponta que em Rondônia as políticas públicas para mulheres têm avançado. Um exemplo disso são as unidades móveis (ônibus lilás) direcionados à Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no Campo, Floresta e Águas.

‘‘Nós temos uma equipe multidisciplinar que inclui assistente social, psicóloga e assessoria jurídica para atender às mulheres do campo e da floresta que têm seus direitos violados e possuem dificuldade de chegar até os centros das cidades para receber o atendimento adequado. A Seas e a Gerente de Politicas Públicas para Mulheres têm desenvolvido um trabalho excelente. Atendemos muitas demandas e encaminhando para os órgãos competentes’’, disse a gerente.

Fortalecer as políticas públicas para as mulheres. Essa é uma missão que a Seas tem se empenhando em realizar no estado. ‘‘Falta muito ainda, mas nós estamos trabalhando com ações e projetos que venham mudar essa situação em que as mulheres encontram dificuldade de se empoderar mais na política e de terem seus direitos garantidos porque os direitos à igualdade não estão sendo usados da maneira que é para serem usados. As mulheres têm sido violadas’’, afirmou.

PROGRAMAÇÃO

7h – Marcha: Passeatas e carreatas da população pelo fim da Violência Doméstica e Familiar contra Mulher e Não à Pedofilia;

– Chegada das caravanas de todos os municípios do estado;

– Concentração na avenida Tiradentes c/a Governador Jorge Teixeira (ao lado da Havan)

– Percurso do caminho: Saída da av. Tiradentes, seguindo à direita pela avenida Rio Madeira, virando à esquerda pela Calama;

– Chegada ao local do Evento/Parque da Cidade, às 10h.

12h – Estandes: Oficinas, Palestras, Justiça Rápida, Cursos rápidos de maquiagem e salão de beleza, Emissão de documentos, Teste rápidos: aferição de pressão, diabetes, Exames de preventivos do colo de útero e câncer de mama, Entrega dos resultados de exames, Distribuição de Materiais, Sorteio de brindes e kits de produtos cosméticos.

18h – Apresentação de cantores e bandas das igrejas Católica e Evangélicas locais.

Leia mais:

Ônibus Lilás vai levar atendimento a mulheres vítimas de violência no campo; confira itinerário

Aumenta participação da mulher no setor produtivo rural em Rondônia

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe