29/03/2024

CIVISMO

Comemorar Semana da Pátria é demonstração de civismo, diz secretário de segurança

01 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Ao participar na manhã desta quinta-feira (1/9) da solenidade de abertura da Semana da Pátria, no Palácio do Governo, edifício Pacaás Novas, o secretário de segurança pública, Antônio Carlos dos Reis, falou à imprensa sobre a importância do momento para o civismo e a cidadania do povo brasileiro.

Solenidade de abertura da Semana da Pátria

O governador em Exercício, Daniel Pereira, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, e o senador Valdir Raupp participaram do evento que teve o hasteamento das bandeiras do Brasil e de demais estados da federação. Representantes da Igreja Católica e Evangélicas fizeram uso da palavra e falaram sobre o momento político e econômico que o Brasil atravessa.

“Embora seja um evento que ocorre todos os anos, não deixa de nos emocionar a todos por se tratar da simbologia maior, o ato, que representa a comemoração da independência do Brasil é uma demonstração de civismo”, disse o secretário, que hasteou a Bandeira do Estado da Paraíba.

Hasteamento das bandeiras do Brasil e demais estados da federação

Hasteamento das bandeiras do Brasil e de demais estados da federação

Exercito Brasileiro e demais forças de segurança pública marcaram presença. Todos os hinos foram executados em conjunto, por músicos do Exército e Polícia Militar.

A solenidade marcou a abertura da emana da pátria com encerramento no dia sete de setembro a noite, quando haverá o tradicional desfile, envolvendo escolas estaduais, municipais e corporações militares. O planejamento foi decidido durante reunião desta quarta (31), quando cada instituição apresentou o seu planejamento.

Músicos do Exército e Polícia Militar executaram hinos em conjunto

No plano estratégico, para o dia sete, a noite, ficou acertado que a Avenida Jorge Teixeira, sentido aeroporto, será interditada a partir da avenida Calama. A Avenida Tiradentes terá o tráfego interrompido entre as avenidas Rio Madeira e  Jorge Teixeira. O desfile será realizado na Avenida Migrantes, que também estará interditada entre a Jorge Teixeira e a Rio Madeira.

Para dar uma maior fluidez ao trânsito, quem vem pela Avenida Rio Madeira sentido bairro, poderá dobrar à esquerda pela rua Benedito de Souza, que terá sentido único; e quem estiver retornando para o centro da cidade, pode trafegar pela rua Aparício de Moraes que também terá sentido único, informou o tenente-coronel PM De Lima.

Duas arquibancadas cobertas, com capacidade para 4 mil pessoas sentadas, serão montadas para o público, além de duas tendas cobertas 10 x 10, com cadeiras específicas para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, estande para a imprensa e uma área exclusiva para autoridades. Os banheiros químicos estarão por toda imediação. Duas ambulâncias com médicos estarão à disposição.

Texto: Valdir Alves
Fotos: Márcia Martins