Governo de Rondônia
25/04/2024

SEGURANÇA

Comissão de Controle Interno de Infecção Hospitalar do Hospital de Base realiza evento de prevenção

10 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Dia mundial de higienização das mãos

Em alusão ao dia mundial de higienização das mãos, que é uma das metas de segurança do paciente, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, juntamente com o Núcleo de Segurança do Paciente, realizou no corredor do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um dia de orientação e cuidados.

Várias mesas foram montadas identificando as sete metas de segurança, começando pela identificação do paciente e a comunicação, que são as primeiras metas, não existem os processos de assistência sem que haja a identificação para que os profissionais saibam a quem estão prestando atendimento e, consequentemente, necessitam se comunicar. O uso seguro de medicamentos é a terceira meta, que foca principalmente em medicamentos de alta vigilância que são medicamentos em que a dose de tratamento é muito próxima da dose letal, podendo causar morte ou consequências, o que merece uma identificação diferenciada, usando a cor vermelha e preta. Outra meta é o protocolo de cirurgia segura, hoje é usado um Checklist, que garante uma cirurgia segura.  A quinta meta é a higienização das mãos, de acordo com Larissa Leite, coordenadora adjunta do Núcleo de Segurança do Paciente, essa meta é um desafio em nível de mundo “A higiene das mãos é uma medida primária, sem custo nenhum, que previne infecções, e é a principal causa de doença hospitalar”. Destacou Larissa. Outras metas são os riscos de quedas e a prevenção de risco de lesão por pressão.

De acordo com a infectologista Paulina Cardoso, o que se deve ser feito é a prevenção. “Um trabalho como esse, que mostra a importância de como se prevenir de doenças, e principalmente dentro de uma unidade hospitalar, é muito importante, atingindo todo o público, servidores, pacientes e acompanhantes,temos que ter consciência que um simples lavar de mãos nos traz um beneficio enorme, a equipe que realizou esse evento está de parabéns” disse a infectologista.

Essas metas são direcionadas para todos do Hospital de Base, “nossa unidade adotou a política de que acompanhantes dos pacientes e profissionais de saúde devem estar fazendo todas as metas, como principalmente a higienização das mãos, se atentarem para a identificação segura do paciente, para possamos ainda mais diminuir infecções hospitalar”. Disse o diretor Dr. Nilson Paniaguá.

A campanha mundial de higienização das mãos é comemorada mundialmente no dia 5 de maio, a CCIH propôs a realização hoje e não só com o tema a higienização das mãos, mas mostrar para todos os profissionais, pacientes e acompanhantes as sete metas importantes a serem praticadas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo