Comissão do Planejamento Estratégico da PGE faz visita técnica ao TRT

18 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Da esquerda para a direita: Lucas Brum, secretário de Gestão Estratégica; André Brum, Ana Viégas, Priscila Lopes e Tiago Saback, integrantes da comissão de Planejamento Estratégico da PGE; e Marinaldo Mendes, assistente de Gestão Estratégica.

Na manhã desta segunda, 17, integrantes da comissão de Planejamento Estratégico da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE-RO), realizaram uma visita técnica ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14º Região (RO/AC) no intuito de dialogar sobre o funcionamento da Secretaria de Gestão Estratégica e entender mais sobre as práticas realizadas pelo setor.

Em fase de aprovação final, o planejamento estratégico foi desenvolvido de forma participativa e teve a colaboração de todas as setoriais, regionais e gerências da PGE. Entre as técnicas definidas para a construção do planejamento, o benchmarking – que consiste em analisar boas práticas já realizadas em determinada área, no intuito de melhorar a maneira como se trabalha para alcançar um melhor desempenho – foi a ferramenta que possibilitou a troca de informações e experiências com instituições que já trabalham com a execução de planejamentos estratégicos e possuem uma expertise no assunto.

Durante a reunião, o secretário Lucas Barbosa Brum e o assistente Marinaldo Vaz de Souto Araújo Mendes, explicaram a rotina de trabalho, as atribuições que a Secretaria possui, apresentaram resultados alcançados pelo TRT e modelos de documentos importantes para a execução do planejamento e ressaltaram os principais desafios enfrentados para a sua implementação. “A execução é um ponto importante, pois elaborar o planejamento é fácil comparado a outras fases, agora colocar em prática esse planejamento como ele foi previsto é um grande desfio que requer, muitas vezes, uma mudança na cultura organizacional e mobilização dos agentes envolvidos na gestão. Quem executa não é só quem planeja, são todos da organização, por isso a importância de quem está patrocinando essa gestão e os líderes reforçarem para a equipe a relevância do planejamento”, afirma Marinaldo Mendes.

A parceria entre instituições públicas em casos como esse, reforça a ideia de trabalho conjunto em benefício do interesse público como reforça o secretário de Gestão Estratégica, Lucas Brum. “Eu acho importante que a gente tenha essa noção do serviço público colaborativo. Os órgãos públicos atuam com a finalidade dar uma melhor qualidade de vida para a população, eles têm o papel de efetivar essa cidadania, então quanto melhor eles possam se agrupar e trabalhar de maneira colaborativa, é melhor para o cidadão. Por isso, os órgãos públicos precisam parar de ser ilhas isoladas e compartilhar informações, ideias e perincipalmente trabalhar em conjunto com uma finalidade mais pública mesmo que é de atender a população”.

Texto: Ana Viégas
Fotos: Ana Viégas e Débora Costa de Souza