26/04/2024

Comissões Intergestores Bipartite da Seas reúne membros em Porto Velho

17 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Nesta quarta-feira (16), a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) reuniu os membros da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) para tratar, dentre outras pautas, o Programa Criança Feliz, CapacitaSuas e Fundo Estadual de Assistência Social (Feas).

A secretária da Seas, Marionete Sana, manifestou que a Política de Assistência Social avança em Rondônia. “É inegável que já melhorou bastante e a Seas vem trabalhando para reduzir as desigualdades e garantir cidadania e dignidade para a população de Rondônia que mais necessita”.

Durante a reunião, a titular da Seas apresentou a secretária adjunta, Vilma Alves, que em sua fala demonstrou a alegria por está desempenhando as atividades na Seas. “ Fico feliz em poder contribuir com a política de Assistência Social e poder ver os avanços em Rondônia, destaco uma de grande importância para a consolidação do SUAS “.

Geany Oliosi, presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), elogiou a atuação da Seas no apoio e suporte que tem dado aos municípios e entidades. além do apoio prestado ao Coegemas disponibilizando local e estrutura para as reuniões do Colegiado. “Só temos a agradecer ao Governo do Estado que vem sendo atuante nas Políticas Sociais”.

A CIB consiste na instância estadual destinada à interlocução de gestores, constituídas por representantes do estado, indicados pela Secretaria Estadual de Assistência e do Desenvolvimento Social ou congênere e por representantes dos municípios, indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) que representam os interesses e as necessidades do estado, referentes à assistência social.

A CIB, como instância na qual se concretiza a gestão compartilhada do Suas em âmbito estadual, deve pactuar a operacionalização da gestão e organização do sistema, definindo estratégias para implementar e operacionalizar a oferta de serviços e benefícios em âmbito estadual.

Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais