RESSOCIALIZAÇÃO

Companhia de Águas e Esgotos capacita reeducandos do regime semiaberto para prestação de serviços técnicos em Ji-Paraná

26 de janeiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) iniciou, nesta terça-feira (26), um curso de capacitação para 20 reeducandos que prestarão serviço técnico à empresa em Ji-Paraná. A Caerd já desenvolve esse serviço em outras quatro cidades, utilizando a mão de obra de outros 43 internos do sistema prisional semiaberto.

“Eles atuarão no atendimento da nossa demanda tal como os nossos servidores”, declarou o diretor comercial da Caerd, Fabrício Lima, em pronunciamento oficial na abertura das oficinas, que seguem até sexta-feira (29), no auditório da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Ji-Paraná .

Caerd_Treinamento apenados_Foto PAULO SÉRGIO-26-01 (2)

Vinte apenados participam de treinamento em Ji-Paraná

Os apenados recebem treinamentos nas áreas técnicas que irão atuar em cortes de fornecimento de água, fiscalização e manutenção de redes, e, também, sobre ressocialização. “É uma oportunidade da ressocialização de vocês”, disse o defensor público João França, direcionando o discurso aos participantes.

A contratação pela Caerd se deu por meio do Convênio de Cooperação Nº 006/15 com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e tem o objetivo de promover a reinserção social dos apenados, bem como responder a sociedade com maior rapidez nas solicitações à companhia.

Para o juiz Edewaldo Fantini Júnior, da Vara das Execuções Penais, a proposta da Cerd é importante e deve ser ampliada. “Para que a empresa contrate mais pessoas, a consciência será o grande fiscal de vocês”, ressaltou o juiz, fazendo um alerta ao bom comportamento dos apenados. Jaru e Presidente Médici são as próximas cidades a participar do convênio entre a Caerd e a Sejus.

Kerlinson de Andrade de Castro diz que trabalhar, ganhar salário e ter a pena reduzida é tudo o que esperava. “Estou muito satisfeito em poder participar desse programa. É a minha oportunidade de melhorar”. A cada três dias trabalhados é reduzido um dia na pena do apenado, explicou  a promotora de justiça Eiko Daniele Viera Araki.

Ao final da capacitação, a Caerd vai entregar um kit de serviço. O kit é composto por uniforme e equipamentos de proteção individual. “Uniformizados e sob a supervisão de servidores da companhia, as equipes estarão nas ruas já nos próximos dias”, finalizou o diretor Fabrício Lima.

Participaram da solenidade o superintendente da Caerd em Ji-Paraná Euclides Maciel, o diretor do sistema semiaberto em Ji-Paraná, o servidor Valcilande Ferreira e o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Ji-Paraná Clederson Viana, que no ato solene também representou o prefeito Jesualdo Pires.

INVESTIMENTOS

O governo de Rondônia, por meio da Caerd, está investindo R$ 217 milhões em melhorias para a população. A primeira etapa dos investimentos é a expansão de água tratada e a segunda em esgotamento sanitário.

Sobre a expansão do abastecimento de água tratada os investimentos são de R$ 38 milhões. Dentre os serviços previstos estão: a substituição da adutora que abastece todo o 2º Distrito, ampliação na captação e tratamento de água e expansão de redes.

Outros R$ 179 milhões são direcionados a implantação de rede de esgotamento sanitário. A cidade, de 116 mil habitantes (IBGE-2010), ainda não é servida em nem 2% de rede esgoto.

Saiba mais

Caerd treina reeducandos para auxiliar no trabalho de fiscalização em Porto Velho

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio